Português, perguntado por ghabrielvictor5, 6 meses atrás

ERA UMA VEZ UM PINTOR...Era uma vez um pintor que tinha um aquário e, dentro do aquário, um peixe encarnado. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor encarnada, quando a certa altura começou a tornar-se negro a partir-digamos-de dentro. Era um nó negro por detrás da sua cor vermelha e que, insidioso, se desenvolvia por fora, alastrando-se e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário, o pintor assistia surpreendido à chegada do novo peixe. O problema do artista era este: obrigado a interromper o quadro que pintava e onde estava a aparecer o vermelho do seu peixe, não sabia agora o que fazer da cor preta que o peixe lhe ensinava. Assim, os elementos do problema constituíam-se na própria observação dos fatos e punham-se por uma ordem a saber: 1º- peixe, cor vermelha, pintor, em que a cor vermelha era o nexo estabelecido entre o peixe e o quadro, através do pintor; 2º- peixe, cor preta, pintor, em que a cor preta formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor. Ao meditar acerca das razões porque o peixe mudara de cor precisamente na hora em que o pintor assentava na sua fidelidade, ele pensou que, lá dentro do aquário, o peixe, realizando o seu número de prestidigitação, pretendia fazer notar que existe apenas uma lei que abrange tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Essa lei seria O conflito gerador desencadeado na narrativa foi: 




vyhtoriaregia148: ei

Soluções para a tarefa

Respondido por vyhtoriaregia148
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Resposta:ERA UMA VEZ UM PINTOR...

Era uma vez um pintor que tinha um aquário e, dentro

do aquário, um peixe encarnado. Vivia o peixe

tranquilamente acompanhado pela sua cor encarnada,

quando a certa altura começou a tornar-se negro a partirdigamos-de dentro. Era um nó negro por detrás da sua cor

vermelha e que, insidioso, se desenvolvia por fora,

alastrando-se e tomando conta de todo o peixe. Por fora  

do aquário, o pintor assistia surpreendido à chegada do

novo peixe.

O problema do artista era este: obrigado a interromper

o quadro que pintava e onde estava a aparecer o

vermelho do seu peixe, não sabia agora o que fazer da

cor preta que o peixe lhe ensinava. Assim, os elementos

do problema constituíam-se na própria observação dos

fatos e punham-se por uma ordem a saber: 1º- peixe, cor

vermelha, pintor, em que a cor vermelha era o nexo

estabelecido entre o peixe e o quadro, através do pintor;

2º- peixe, cor preta, pintor, em que a cor preta formava a

insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade

do pintor.

Ao meditar acerca das razões porque o peixe mudara

de cor precisamente na hora em que o pintor assentava

na sua fidelidade, ele pensou que, lá dentro do aquário, o

peixe, realizando o seu número de prestidigitação,

pretendia fazer notar que existe apenas uma lei que

abrange tanto o mundo das coisas como o da imaginação.

Essa lei seria a metamorfose. Compreendida a nova

espécie de fidelidade, o artista pintou na sua tela um peixe

amarelo.

O conflito gerador desencadeado na narrativa foi

(A) a obrigatoriedade do pintor em utilizar a cor vermelha

do peixe.

(B) a aceitação do artista acerca de uma nova técnica de

pintura.

(C) a mudança na cor do peixe que de encarnado passa

a preto.

(D) o artista querer pintar um peixe encarnado de seu

aquário.

(E) o surgimento inesperado de um novo peixe no

aquário.

Explicação:(C) a mudança na cor do peixe que de encarnado passa

a preto.  alternativa correta...

Respondido por jalves26
1

O conflito gerador desencadeado na narrativa foi:

C) a mudança na cor do peixe que de encarnado passa a preto.

Conflito gerador

O conflito gerador de uma narrativa é o fato que estabelece a complicação, o problema que possivelmente será resolvido ao final. Está relacionado ao fato que muda a situação inicial ou a situação de tranquilidade.

No texto "Era uma vez um pintor...", o que gera a complicação na história é o fato de o peixe começar a mudar de cor, passando da cor vermelha para a cor preta.

É a partir desse fato que surge o problema da história: o pintor, agora, terá que dar um jeito de continuar a pintura do quadro mesmo com a mudança de cor do peixe, conforme comprova o trecho:

"obrigado a interromper o quadro que pintava e onde  estava a aparecer o vermelho do seu peixe, não sabia agora o que fazer da cor preta   que o peixe lhe ensinava".

Leia mais sobre conflito gerador em:

https://brainly.com.br/tarefa/36010827

Anexos:
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