História, perguntado por baavilares5, 4 meses atrás

Era o pai ou tutor que estabelecia se a filha se casaria ou não e com quem ela se casaria. Era uma política comum predestinar suas filhas desde crianças, sendo que a mulher solteira, com cerca de mais de dezoito anos, não era bem-vista na sociedade. O casamento era uma prática legal e religiosa, pela qual a mulher era transferida do poder do pai para o do marido.

O trecho evidencia que as relações entre gêneros na sociedade romana antiga tinham caráter

a]equilibrado.

b]libertador.

c]matriarcal.

d]patriarcal.

Soluções para a tarefa

Respondido por lollastudy
3
resposta: d) patriarcal
Respondido por eduardospagnolo
0

O trecho evidencia o caráter patriarcal da sociedade romana, onde o pai estabelecia o futuro de sua filha desde cedo. Portanto, a alternativa correta está na letra D).

Sociedade Romana e o Patriarcado

A sociedade romana é um grande exemplo de uma sociedade patriarcal, onde os homens detinham majoritariamente o poder e autoridade na esfera social e política.

Durante a Roma Antiga o chefe da família (paterfamilias) tinha uma autoridade quase absoluta sobre seus filhos, esposa e demais membros da família.

As mulheres romanas não tinham muita liberdade na sociedade, sendo mais vistas como propriedade do pai ou marido. Não possuíam direito ao voto, nem ocupar cargos políticos ou militares, também não possuíam controle sobre as finanças ou propriedade da família.

Porém, como em toda sociedade, as mulheres de uma classe mais favorecida detinham mais direitos que as mulheres de classes menos favorecidas.

Saiba mais sobre "Sociedade Romana e o Patriarcado" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7083288

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes