Era no tempo do rei. Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo - o canto dos meirinhos (. ). Quem passasse por aí em qualquer dia útil dessa abençoada época veria um grupo mais ou menos numeroso dessa nobre gente conversando pacificamente em tudo sobre que era lícito conversar: na vida dos fidalgos, nas notícias do Reino e nas astúcias policiais do Vidigal. Entre os termos que formavam essa equação meirinha pregada na esquina havia uma quantidade constante, era o Leonardo- Pataca. Chamavam assim a uma rotunda e gordíssima personagem de cabelos brancos e carão avermelhado, que era o decano da corporação (. ) Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se, porém, do negócio, e viera ao Brasil. (. ) viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da Hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. (. ) Quando saltaram em terra, começou a Maria a sentir certos enjoos: foram os dois morar juntos: e daí, a um mês, manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois, teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história. (Cap. 02) ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memória de um sargento de Milícia. São Paulo, Editora Atica, 2000. Considerando os fragmentos lidos, bem como os conteúdos a que eles remetem, assinale a alternativa CORRETA.
Soluções para a tarefa
B-) O trecho em questão faz a apresentação de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça e, pelas suas características, já denuncia o afastamento da obra da idealização comum do Romantismo. Nele, se observam seres caricaturais descritos com humor e ironia, como é o caso também do (anti)herói da história que, desde o nascimento, já se afasta dos traços característicos de um herói
Resposta:
Alternativa B-) O trecho em questão faz a apresentação de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça e, pelas suas características, já denuncia o afastamento da obra da idealização comum do Romantismo. Nele, se observam seres caricaturais descritos com humor e ironia, como é o caso também do (anti)herói da história que, desde o nascimento, já se afasta dos traços característicos de um herói