Era no tempo do rei.
Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo - o canto dos meirinhos (...). Quem passasse por aí em qualquer dia útil dessa abençoada época veria um grupo mais ou menos numeroso dessa nobre gente conversando pacificamente em tudo sobre que era lícito conversar: na vida dos fidalgos, nas notícias do Reino e nas astúcias policiais do Vidigal. Entre os termos que formavam essa equação meirinha pregada na esquina havia uma quantidade constante, era o Leonardo- Pataca. Chamavam assim a uma rotunda e gordíssima personagem de cabelos brancos e carão avermelhado, que era o decano da corporação (...)
Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se, porém, do negócio, e viera ao Brasil. (...) viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da Hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. (...) Quando saltaram em terra, começou a Maria a sentir certos enjoos: foram os dois morar juntos: e daí, a um mês, manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois, teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história.
(Cap. 02)
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memória de um sargento de Milícia. São Paulo, Editora Ática, 2000.
Considerando os fragmentos lidos, bem como os conteúdos a que eles remetem, assinale a alternativa CORRETA.
A) Situado no período da vinda da família real para o Brasil, no tempo em que D. João VI refugiou-se no Rio de Janeiro, ou seja, no início do século XIX, o trecho do romance em análise é exemplo da estética romântica, não apenas pela temática – o romance de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça – mas, sobretudo, pela idealização de tais personagens.
B) O trecho em questão faz a apresentação de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça e, pelas suas características, já denuncia o afastamento da obra da idealização comum do Romantismo. Nele, se observam seres caricaturais descritos com humor e ironia, como é o caso também do (anti)herói da história que, desde o nascimento, já se afasta dos traços característicos de um herói.
C) O excerto é parte da obra de Manuel Antônio de Almeida, autor realista de obras de caráter picaresco, que trazem à tona uma visão divertida das pessoas situadas em determinada época. Também exemplo da literatura de transição, o tema é a própria representação das obras regionalistas de autores, como José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo.
D) O livro Memórias de um Sargento de Milícias pode ser considerado, em razão de sua própria estrutura, um romance de ruptura. No entanto, também, em razão de sua linguagem, um romance pouco valioso e de clara fragilidade no que diz respeito aos efeitos estéticos.
E) O trecho destaca a vida nos subúrbios cariocas e configura o contraste com a vida da corte, principal tema das obras do Romantismo, especialmente daquelas produzidas pelos poetas do mal do século, como Castro Alves, que representaram fielmente o tempo do rei, junto com Manuel Antônio de Almeida, autor das memórias em questão.
Soluções para a tarefa
Resposta: B, pq eu fiz e errei
Explicação:
Sobre o romance Memórias de um sargento de milícias, a alternativa CORRETA é:
b) O trecho em questão faz a apresentação de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça e, pelas suas características, já denuncia o afastamento da obra da idealização comum do Romantismo. Nele, se observam seres caricaturais descritos com humor e ironia, como é o caso também do (anti)herói da história que, desde o nascimento, já se afasta dos traços característicos de um herói.
Explicação:
O romance "Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antônio de Almeida, é uma obra de transição entre o Romantismo e o Realismo.
O romance apresenta características que fogem dos preceitos do Romantismo, como a idealização dos personagens.
O protagonista Leonardo é um anti-herói, pois desde criança apresenta um comportamento inadequado e sempre age por interesse próprio.
As outras opções estão erradas porque:
a) O trecho não é um exemplo da estética romântica, já que o encontro amoroso entre Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça se dá entre pisadas e beliscões. Também não há personagens idealizados como padrões de comportamento e beleza.
c) Este não é um exemplo de romance regionalista, mas sim de romance urbano.
d) Na verdade, é um romance muito valioso, justamente por marcar a transição entre duas estéticas literárias.
e) Os poetas do mal do século não se preocupavam com retratos sociais em suas obras. Castro Alves e Manuel Antônio de Almeida não integraram a 2ª geração romântica.
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