Era em 1875. Numa pequena casa do Engenho Novo habitava, em companhia dos pais, a moça mais bonita do Rio de Janeiro. Como houvesse nascido a 2 de maio, recebera na pia batismal, por simples indicação da folhinha, o nome de Mafalda; entretanto, ninguém a conhecia por esse nome, pois desde o berço começaram todos de casa a chamar-lhe Fadinha, corruptela e diminutivo de Mafalda. E bem lhe assentavam aquelas três sílabas, porque a moça, aos dezoito anos, possuía todos os encantos que têm, ou devem ter, as fadas, e na sua beleza extraordinária havia, realmente, qualquer coisa de sobrenatural e fantástico.
Exagerado parecerei, talvez, dizendo que Fadinha reunia a esses dotes físicos as melhores qualidades de alma; entretanto, a verdade é que era boa, afetuosa, submissa e compassiva. Tinha a sua ponta de vaidade, isso tinha, mas que outra mulher não a teria, sendo assim tão bonita?”
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:O morfema responsável pela indicação de diminutivo nas palavras sublinhadas é o sufixo -inha/ -inhas. Esse sufixo assume efeitos de sentido diversos, a partir do contexto em que se encontra, como fica claro nos exemplos em destaque em que o diminutivo indica, respectivamente, intensidade, afeto e depreciação nos termos magrinha, Melinha e mulherinhas.
Explicação: Oie espero ter te ajudado e bom eu ñ entendi muito bem a sua pergunta mais me esforcei Boa Sorte <3
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Contabilidade,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás