Equivocadamente, no início da pandemia diversos mercados e feiras locais foram suspensos ou tiveram seu funcionamento restringido por autoridades locais e sanitárias. Esses espaços, geralmente caracterizados por comercialização direta, têm como principal oferta alimentos frescos, sazonais e, portanto, com maior qualidade nutricional, importantes ao combate do novo coronavírus. Ademais, evidências recentes atestam que os mercados locais estão sendo menos afetados pela pandemia, tornando inócuo o efeito das restrições às feiras e mercados locais (FAO, 2020).
No caso brasileiro, dentre as primeiras iniciativas para combater a propagação doméstica do vírus, optou-se pela proibição de funcionamento de diversas feiras e mercados locais de venda direta (PREISS, 2020). Conjuntamente, as restrições impostas ao comércio, que fecharam estabelecimentos voltados à alimentação, afetaram a distribuição e acesso aos alimentos (VALADARES et al., 2020).
A suspensão imediata das aulas acabou desestruturando as compras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), repercutindo negativamente sobre os sistemas de abastecimento alimentares locais e sobre a agricultura familiar. Tal situação foi amenizada pela publicação, ainda em abril, da Resolução n.02/2020 do Ministério da Educação (MEC), que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos via PNAE às famílias dos alunos. Contudo, muitos estados e municípios optaram por utilizar essa resolução para adquirir alimentos de grandes redes de varejo ou para criar um “auxílio-merenda”, destinando valores em espécie para que as próprias famílias adquiram seus alimentos.
SCHNEIDER, S. et al. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, v. 34 (100), 2020.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. O grande risco de contaminação pelo vírus da Covid-19 justificou o fechamento de mercados e feiras livres, tendo em vista o alto potencial de propagação do vírus verificado nesses espaços.
II. A suspensão das atividades de mercados e feiras livres durante a pandemia prejudicou os agricultores familiares e dificultou o acesso da população a produtos vistos com mais saudáveis.
III. No Brasil, a agricultura familiar sofreu tanto com os problemas do comércio como com a suspensão das aulas, haja vista sua participação no programa de gestão da alimentação escolar.
É correto o que se afirma em
aniellycampos:
Apenas II e III, quarta alternativa porque na I ele diz que pelo grande risco de contaminação nas feiras livres, e o enunciado começa falando que esse dado é equivocado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
alternativa l,ll,ll estão certas
Explicação: porque tudo ficou prejuticado, com a pandemia.
Respondido por
2
Resposta:
TODAS ESTÃO CORRETAS
Explicação
todos os setores foram prejudicados, quanto mais dos produtores locais que dependem de expor seus produtos exatamente em ambientes de aglomerações, feira livre, onde se concentram muitos comerciantes e muito mais ainda consomes em busca de custo e beneficios.
Perguntas interessantes