Equinócio, que ocorre em 21 de março e 23 de setembro, é um fenômeno astrológico definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste) em sua marcha do sul para o norte e do norte para o sul. Mais precisamente é o ponto em que a eclíptica cruza o equador celeste.
No Brasil, de acordo com a sua posição geográfica e a relação com o equinócio, podemos afirmar que
A
no dia 21 de março, o Sol estará perpendicular ao Trópico de Capricórnio, apresentando uma equidade na distribuição de luminosidade, perfazendo as estações de primavera e verão.
B
estando em Macapá no dia 21 de março ao meio-dia solar, não devemos ter sombras projetadas, pois o Sol estará perpendicular ao equador.
C
estando São Paulo numa posição mais setentrional que Macapá, o equinócio não deverá apresentar grande diferença na distribuição de luminosidade dia-noite.
D
a posição geográfica de Macapá apresentará grandes diferenças de luminosidade dia-noite em 21 de março e 23 de setembro.
E
na cidade de São Paulo, no dia 21 de março, ao meio-dia solar, não devemos ter sombras projetadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alternativa E é a correta, visto que ao considerarmos a posição geográfica das diferentes localidades no Brasil, na cidade de São Paulo exatamente no dia 21 de março, ao meio-dia solar, não haverá a presença de sombras projetadas.
Na astronomia o Equinócio trata-se de um fenômeno natural onde o sol, a partir da perspectiva terrestre, anualmente "corta" o equador celeste, de modo que o dia e a noite possuam a mesma duração.
Abraços!
Perguntas interessantes
Contabilidade,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás