equilibre 3 objetos quaisquer com diferentes formatos um sobre o outro e explique as forças que estão atuando entre eles, quais se anulam, a intensidade delas, etc, além de explicar o tipo de equilíbrio estabelecido.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Leis de Newton são um conjunto de leis que descrevem a dinâmica do movimento. A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, descreve os pares de forças que surgem da interação entre corpos.
Introdução às leis de Newton
As leis de Newton foram publicadas em 1687 pelo físico inglês Isaac Newton. Sua principal obra, intitulada Princípios matemáticos da filosofia natural, lançou os fundamentos da dinâmica e foi capaz de explicar o surgimento das marés e as órbitas planetárias, por exemplo.
A primeira lei de Newton explica que a matéria resiste à aceleração graças à sua inércia.
A primeira lei de Newton explica que a matéria resiste à aceleração graças à sua inércia.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre soma vetorial
Força, aceleração e força resultante
Força, aceleração e força resultante são conceitos fundamentais para entendermos as leis de Newton.
Desse modo, o que é uma força? Força é uma grandeza física vetorial, medida na unidade de kg.m/s², ou N (newton), capaz de alterar o estado de movimento de um corpo. Em outras palavras, quando dois corpos exercem forças um sobre o outro, seus estados de movimento podem mudar, isso implica que a aplicação de forças sobre um corpo pode resultar no surgimento de uma aceleração, o conceito que será discutido a seguir. Caso tenha curiosidade sobre esse tema, leia nosso texto: O que é força?
Aceleração é a mudança na velocidade. Todo corpo que tem massa opõe-se ao surgimento de uma aceleração, essa propriedade inerente à matéria é chamada de inércia. De acordo com as leis de Newton, caso uma força resultante não nula esteja agindo sobre um corpo, este estará sujeito a uma aceleração. Quer saber mais sobre o tema? Leia nosso texto: Aceleração.
Explicação: