Epicuro era um filósofo nascido na Grécia, na Ilha de Samos. Andou por diversas cidades gregas, até se fixar em Atenas, fundando a escola filosófica do Jardim. Quando falamos de felicidade, o filósofo afirma a importância do prazer, mas discorda dos Cirenaicos, pois ele considera que temos prazeres úteis e inúteis. Qual elemento da nossa vida, que segundo Epicuro nos faz distinguir prazeres úteis e inúteis e portanto, nos levando a felicidade?
A) O prazer.
B) A apatia.
C) A indiferença.
D) A morte.
E) A prudência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - O prazer
Explicação:
Prazer é o início e o fim de uma vida feliz: ele é o primeiro bem, é inerente ao ser humano e critério de toda escolha e recusa (EPICURO, 2006, ). De acordo com Epicuro, o prazer encontra seu momento máximo na ataraxia, ou seja, a imperturbabilidade da alma.
Para Epicuro, o prazer é um sentimento que traz paz e ataraxia à alma (A).
O Epicurismo, escola filosófica de Epicuro de Samos, preza pela imperturbabilidade da alma, isto é, pela paz de espírito.
Assim, Epicuro pensa o homem como um ser que afasta a dor (aponia) e, para ser verdadeiramente feliz, ele deve se distanciar de tudo que lhe causa dor e sofrimento.
Por isso, o sentido da felicidade humana está no prazer, porém em um prazer consciente e responsável.
Para esta Escola, se afastar dos assuntos políticos e se aproximar dos amigos são prazeres que levam o homem à felicidade.
Link: brainly.com.br/tarefa/12395352