Enzimas são proteínas que atuam como catalisadores orgânicos, acelerando reações químicas específicas. A atividade das enzimas sofre influência de alguns fatores, como a elevação da temperatura, que altera a estrutura espacial das moléculas de proteínas. Foi realizada uma experiência com uma enzima digestória bovina para verificar a variação da velocidade de uma reação com o aumento da temperatura do meio em que ocorreu. Com os dados dessa experiência foi construído o seguinte gráfico.
Assinale a alternativa que contém a correta explicação do gráfico
A) A velocidade da reação é inversamente proporcional ao aumento da temperatura.
B) A velocidade da reação aumenta proporcionalmente com o aumento da temperatura.
C) A velocidade da reação diminui proporcionalmente com o aumento da temperatura.
D) Existe uma temperatura ótima na qual a velocidade da reação é máxima.
E) A reação sofre inversão de sentido a partir de determinada temperatura.
*Acerca da questão acima, já sei que a alternativa D) é a correta. A minha dúvida é por que a alternativa E) é falsa?
Soluções para a tarefa
O gráfico não descreve o sentido (ou caminho) da reação. Ele apenas descreve o comportamento da velocidade da reação em função da temperatura. Sendo assim, não se pode afirmar que a partir de uma determinada temperatura, a reação sofre inversão. Afirmar isso seria como dizer que ocorreu a reação inversa, ou seja, de produtos para reagentes, a partir dessa temperatura.
O que poderia ser afirmado é que a partir de uma determinada temperatura ocorre a diminuição da velocidade de reação.
Opção D.
O gráfico apresenta uma temperatura em que a atividade enzimática será máxima, 40 graus Celsius. Isso ocorre porque quando em temperaturas abaixo ou acima, da temperatura ótima a atividade enzimática tende a reduzir devido, respectivamente, a menor quantidade de enzimas formadas e a desnaturação destas em temperaturas altas. Para saber quando uma reação sofre inversão deve haver dados sobre a energia de formação e quebra, em outras palavras, a energia livre dentro do sistema . Além disso, após a temperatura ótima, não há inversão, pois a enzima é degradada e não necessariamente desloca-se para a formação de reagentes.