Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 2 meses atrás

ENUNCIADO:

Texto I
“Sócrates - Agora, imaginas a maneira como segue o estado da nossa natureza, relativamente, à instrução e à ignorância. Imaginas homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoço acorrentados, de modo que, não podem mexer-se, nem ver, senão, o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina, que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro, semelhante às divisórias que os apresentadores de títeres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas” [...].

PLATÃO, A república, livro VII.

Texto II
“Há várias definições para o termo alienação. Podemos dizer que se um ser humano está alienado, ele está incapaz de pensar e agir por si próprio, ou seja, é uma anulação das ideias e pensamentos próprios do ser humano”.

Platão em sua obra A República traz o mito da caverna como uma metáfora para pensar a distinção entre o mundo sensível e inteligível. O filósofo defende que o verdadeiro conhecimento está além do que aprendemos pelos sentidos, e sim no mundo das ideias. Ou seja, ele separa a doxa da episteme, o senso comum do saber racional. Além disso, o Mito da Caverna pode ser interpretado como uma metáfora principalmente para aquilo que é chamado de “escravidão voluntária”, ou o fenômeno do “escravo feliz”.

Apesar do tempo em que foi escrito o Mito da Caverna, atualmente conseguimos observar diferentes cavernas aprisionando o senso crítico das pessoas, seja na política, tecnologia, mídias sociais, entre outros. Diante disso para a realização da Atividade MAPA da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, redija um texto dissertativo em resposta ao seguinte questionamento:

Quais são as “cavernas” presentes no nosso dia a dia e como a escola pode contribuir para romper com essa alienação.

Critérios e orientações:

- Pesquise sobre o Mito da Caverna de Platão para que você possa ter um melhor conhecimento sobre;
- Escreva uma breve introdução explicando o Mito da Caverna de Platão;
- Apresente quais seriam as “cavernas” presentes no nosso dia a dia, cite exemplos e exponha o caráter nocivo dessas ideias;
- Demonstre como a escola e o educador podem contribuir na ruptura dessas cavernas, proporcionando um ensino libertador aos alunos. Cite exemplos de como essas ações podem serem trabalhadas em sala de aula;
- Conclua seu texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

O Mito da Caverna de Platão é uma metáfora para explicar a Teoria das Formas ou Ideias, a realidade composta por dois mundos:

  • o intelegível - a luz do conhecimento verdadeiro
  • o sensível - a escuridão da ignorãncia

A atualidade do Mito da Caverna

O mundo inteligível, acessado pela razão, é onde residem as ideias puras e imutáveis, este é o mundo iluminado fora da caverna, o conhecimento verdadeiro.

Dentro da caverna temos o mundo sensível, acessado pela percepção, onde residem as opiniões rasas, como reflexos na parede, são sombras ou cópias, da realidade verdadeira.

Ora, atualmente as "cavernas" representam a construção midiática da realidade, impondo padrões de consumo, beleza e comportamentos que são aceitos sem reflexão crítica. Temos a vulgarização da arte, a banalização do crime, a realidade virtual.

Escola e educadores são os responsáveis em conduzir os alunos para fora da caverna, não perpetuando ideias e comportamentos preconceitosos que mitificam a mediocridade e coibem a capacidade humana de transformar a própria realidade.

Bons estudos!

Saiba mais sobre A atualidade do Mito da Caverna em: brainly.com.br/tarefa/5135197

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes