Ed. Física, perguntado por kellynha824, 9 meses atrás

Enunciado: 

 Primeiros socorros são cuidados imediatos destinados a uma pessoa vítima de acidente ou mal súbito, por seu estado físico, por perigo à sua vida, conforme Silva, Basso, Brustein (2015). Um acidente com esse potencial pode tanto ocorrer na rua, em casa ou no ambiente de trabalho. Numa empresa que admite empregados regidos pela CLT, a NR7 estabelece a obrigatoriedade de materiais para atendimento de primeiros socorros, bem como que estes devem estar sob cuidados de pessoas treinadas para tal fim.

Fonte: SILVA, Maria Isabel; BASSO, Paloma Mansini; BRUSTEIN, Adriana. Coleção Guia Prático de Saúde: Primeiros Socorros Acidentes. 1. ed. São Paulo: Eureka, 2015.

Dependendo do acidente, este pode ser classificado como urgência ou emergência, requerendo ações para minimizar sofrimento e efeitos à saúde do acidentado, garantindo a sobrevivência da vítima.

A) Para um acidente do trabalho, em que o empregado teve fratura do dedo, pois escorregou, caiu, e ao tentar se segurar, apoiou-se sobre a mão provocando a fratura, há a necessidade de ser socorrido. A situação apresentada constitui-se urgência ou emergência? Justifique sua resposta.

B) Numa situação de acidente, para a qual o socorrista é acionado e chega ao cenário do acidente, existem orientações ao socorrista para que este possa efetivamente atuar em favor da vítima. Apresente as funções de um socorrista,​

Soluções para a tarefa

Respondido por polianacasteller
1
Olá,

Levando em consideração as informações no texto:

A) a situação será apresentada como urgência. Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. E urgência uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
Como fratura pode ter risco ou não potencial a vida, será uma urgência.

B) Para salvar uma vida é preciso ter uma pessoa designada para tal função, e esse papel cabe ao socorrista. Ele deve ser um profissional treinado para prestar o primeiro socorro e auxiliar os profissionais do atendimento pré-hospitalar, no local da emergência.
Regras básicas para um Enfermeiro Socorrista:
1-Tudo começa no “192”
2- Saiba prevenir o Infarto e Acidente Vascular Encefálico (AVE)
3-Esteja atento às vítimas de traumas.
4- Saiba classificar situação de risco.
5- Esteja por dentro dos suportes básicos de saúde.
Perguntas interessantes