Enunciado:
Observamos de acordo com nossos estudos, que as trocas estão fortemente correlacionadas com a origem da divisão do trabalho e que uma das limitações é a própria extensão do mercado. Quando este é muito restrito, ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está interessado.
O problema econômico está centralizado no fato de que os recursos disponíveis ao homem para produzir bens e serviços são limitados, escassos, mas a necessidade ou desejo desses bens e serviços varia e é insaciável.
A ciência econômica procura resolver esse problema, atribuindo um grau de importância a cada necessidade e sugerindo a canalização dos recursos para a satisfação das necessidades mais urgentes. Um indivíduo deve satisfazer suas necessidades, porém o alimento cotidiano e o lazer não têm a mesma importância. De que adianta o indivíduo andar vestido de acordo com a última moda se tem dificuldades em se alimentar? Também não tem a mesma importância a necessidade de pagar a educação dos filhos e o desejo de comprar um carro.
O dinheiro que um indivíduo dispõe serve para muita coisa quando é abundante. Como, em geral, o dinheiro é escasso, é preciso utilizá-lo muito bem, para que seja suficiente para o mais importante, ao mesmo tempo em que se procura melhorar a situação.
Sob este contexto, defina e explique a relação das necessidades humanas com os limitados recursos escassos. Comente também sobre a questão da produtividade, consumo restringido pelo poder aquisitivo e a questão do desemprego.
Soluções para a tarefa
Em economia, escassez refere-se a uma diferença existente entre a quantidade demandada e a quantidade ofertada de determinado produto ou serviço.
Contudo, no que se refere aos desejos e às necessidades humanos, temos a escassez devido ao fato das necessidades humanas serem infinitas. Sendo assim, todo recurso é escasso, pois não pode ser produzido, mas sim transformado no bem a partir de uma matéria-prima, limitada.
No caso do consumo, ele é restringido com base no poder aquisitivo. O indivíduo busca satisfazer primeiro suas necessidades básicas, ficando as demais (como lazer) em segundo plano.
Sobre o desemprego, ele ocorre quando o número de desempregados é maior que o número de funcionários que determinada empresa necessita. Entende-se então que, quando menor o consumo (a demanda), mais desemprego haverá.
Bons estudos!