Administração, perguntado por jordania25, 1 ano atrás

Enunciado:

“Geraldo é funcionário público, tem 26 anos e trabalha há 8 no setor de compras de uma instituição federal. Seu chefe superior, o Nascimento, no cargo há mais de 15 anos, ajudou a instituição a se recuperar de diversas crises financeiras e conta com total respaldo da diretoria geral que, inclusive, em várias ocasiões lhe rendeu homenagens por suas ações. De uns tempos para cá, Geraldo descobriu que o seu chefe vem recebendo quantias em dinheiro, para favorecer a contratação de determinadas empresas terceirizadas, prestadoras de serviços. Apesar de ter meios de provar as falcatruas de seu chefe, Geraldo sente-se incapaz de levar os fatos ao conhecimento da cúpula, por não ter nenhuma aproximação com a diretoria geral. Por outro lado, como a instituição trabalha com pesquisas na área de alimentos, zela de forma incessante pela obediência ao seu código de ética. Recentemente, nas reuniões havidas em um seminário interno, foi frisado constantemente a imperiosa necessidade da transparência e honestidade em todas as ações internas. Ainda assim, Geraldo não criou coragem para abrir o jogo nessas reuniões, com medo de perder o emprego. Suas dúvidas aumentam, quando pensa sobre como poderá denunciar o Nascimento, que sempre foi um grande amigo, ajudando-o a conseguir o primeiro emprego, amparando-o em vários momentos difíceis e até promovendo-o duas vezes. Acrescente-se que o seu chefe Nascimento sempre deixou claro, publicamente, que tinha em Geraldo seu braço forte e que enxergava nesse seu colaborador um substituto à altura para um dia assumir o seu lugar na instituição. Embora os compromissos e as expectativas éticas recaiam fundamentalmente sobre a administração da empresa, o trabalhador tem sua parcela de responsabilidade na construção de uma cultura, de crenças e valores que reflitam a dimensão ética da organização onde trabalha.”

(Concurso CEPS/UFPA, 2009)

Com base no caso texto acima e no Código de Ética do Profissional da Ciência da Administração, explicar quais os valores, compromissos e responsabilidades que o Geraldo deveria assumir, para demonstrar sua conduta profissional ética, conforme os princípios que fundamentam o respectivo Código de Ética.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
1

A situação de Geraldo é complicada, pois tem grande dose de envolvimento emocional, entretanto, com base no Código de Ética do Profissional da Ciência da Administração e também nas suas obrigações como funcionário público, é dever de Geraldo denunciar as atividades criminosas de Nascimento.

É importante salientar que, as suas obrigações estatutárias devem sempre sobrepor às suas questões emocionais, especialmente quando se envolvem questões criminais.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes