Administração, perguntado por gabrielarochanascime, 9 meses atrás

Enunciado:

Gabriela Tangrina é uma empreendedora nata. Desde pequena, sonhava em ter seu próprio negócio. Incentivos não lhe faltavam: seus pais eram empreendedores e tinham uma loja de rua que vendia de tudo, desde roupas íntimas para homens e mulheres até produtos eletrônicos. Eventualmente, aos sábados, quando criança, Gabriela fazia visitas à loja, gostava de correr pelos corredores, se divertia no espaço destinado ao estoque e bancava a gerente financeira, sentada no caixa cobrando clientes imaginários. Tudo isso acontecia, por óbvio, quando as portas ainda estavam fechadas. Assim que a loja era aberta, Gabriela se comportava e ficava na sala da administração com seus pais, que faziam o gerenciamento do negócio e acompanhavam o movimento diário da loja. O tempo ia passando e Gabriela tomava cada vez mais gosto pelo negócio. Quando finalizou o ensino médio, decidiu que faria uma faculdade e cursaria Administração de Empresas. Com o início do curso, afastou-se por completo da loja de seus pais, onde auxiliava-os na gestão, para dedicar-se aos estudos integralmente e optou por fazer estágio em uma empresa na área de marketing com a finalidade de obter mais conhecimento e ter acesso a novas técnicas de marketing e administração. O seu pensamento era o de ajudar a empresa familiar após a conclusão do curso. A empresa da qual ela ingressara como estagiária era uma agência de merchandising que tinha como objetivo identificar os métodos ideais para aumentar o fluxo de mercadorias e vendas daquelas empresas que a contratassem. Sua paixão pela área e dedicação ao trabalho foi tamanha que, ao término do contrato de estágio, a empresa fez um convite para que Gabriela fosse efetivada e assumisse mais responsabilidades. Mesmo contente com a proposta e com o reconhecimento do trabalho feito naquele período em que esteve na agência, Gabriela declinou do convite pelo fato de querer ajudar os pais na administração da loja de varejo físico que possuíam. Já fazia algum tempo que a loja não estava apresentando bons resultados e sua chegada seria crucial. Quatro anos depois de se afastar da loja, Gabriela retornou como gerente de marketing e vendas. Como era de se esperar, Gabriela foi se inteirar dos assuntos e das práticas adotadas pelos pais na condução da loja, querendo identificar os motivos que estavam levando a loja a não apresentar os resultados de outrora.

A loja continuava a vender diversos tipos de produtos, de forma similar às grandes redes de varejo. Isso não mudou. Contudo, enquanto Gabriela esteve afastada para se dedicar aos estudos, seus pais fizeram algumas mudanças estruturais na loja. O cenário que encontrou está descrito a seguir:

A loja havia dobrado a quantidade de itens vendidos utilizando-se do mesmo espaço com o qual sempre operou. Colocou novos mobiliários para dar conta da exposição dos produtos, de modo que a distância entre eles ficou de, aproximadamente, 50 centímetros. Gabriela lembrou-se de sua infância e percebeu que aqueles corredores nos quais ela costumava correr e se divertir não mais existiam, estavam bagunçados. Em vários momentos durante um dia de trabalho, os vendedores tinham que buscar os produtos de um setor que estavam misturados com produtos de outros setores, algumas vezes sem a embalagem original ou sem condições de uso. Com menos tempo para vender, ganham menos comissões e não promovem produtos. O espaço destinado ao caixa, que antes contava com quatro atendentes, foi reduzido pela metade para caber os mobiliários e os novos produtos e, atualmente, são dois atendentes de caixa. Em tempos de grande movimento, a fila é grande, uma para cada caixa, o que acaba por direcioná-las para os corredores da loja, prejudicando a movimentação de consumidores e elevando o tempo de espera percebido. Com isso, menos tempo os consumidores acabam passando na loja. Na frente da loja, caixas de som anunciam as ofertas e há muitos produtos expostos nas prateleiras e araras. Dentro da loja, o som ambiente é rock and roll, preferência da equipe de estoque. As vitrines possuem vários produtos expostos que contam com a mesma iluminação, seja para promover um par de sapatos, seja para promover um eletroeletrônico ou um produto lançamento. Todos os produtos da vitrine, bem como aqueles do interior da loja, possuem os preços visíveis e arredondados, sem os decimais.

A nova gerente de marketing e vendas, Gabriela Tangrina, diante dos muitos desafios que visualizou, contratou a empresa na qual estagiara para auxiliar com o processo de análise do ambiente e proposta de soluções de merchandising.

Considerando que você é o responsável pela empresa e pela análise do ambiente e proposição de soluções de merchandising, faça o que se pede:

a) Quais os erros encontrados na loja? Cite, pelo menos, cinco.

b) De que maneira a loja poderia corrigir tais erros? Relacione o erro citado na questão “a” com a solução. Exemplifique com o apontamento de soluções e justifique a sua escolha.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabllllll
1

Resposta:

conseguiu esta resposta ? preciso tbm

Explicação:

preciso

Perguntas interessantes