Psicologia, perguntado por WadsonOliveira3, 1 ano atrás

Enunciado:

A doceria São José


A doceria São José, fundada no final da década de 1980, é uma empresa familiar conduzida por dois irmãos. No início, havia somente uma unidade que ficava localizada num bairro mais afastado do centro da cidade. Foi adquirida pelo pai e dada aos filhos como oportunidade de crescimento e saída da zona rural para a zona urbana. Aos poucos, a doceria foi crescendo e os sócios resolveram abrir mais uma unidade numa região mais central da cidade, numa rua de elevado movimento comercial. Atualmente, a pretensão é abrir uma terceira unidade em um dos shoppings da cidade, pois de acordo com um dos proprietários, a crise não faz ninguém parar de comer doces; ao contrário, até aumenta o consumo.
Até o momento em que havia uma só unidade, a especialidade da empresa era a confecção de bolos e doces para festas. Porém, com a chegada da segunda unidade, além da necessidade de oferecer doces para consumo imediato e bolo em pedaços, foram incluídos no cardápio os doces finos, bolos confeitados com pasta americana e também os bolos simples. Assim, a divisão departamental se deu da seguinte forma: cozinha e balcão.
Para tanto, outros profissionais foram contratados, visto que era necessária uma expertise nos diferentes segmentos em que a empresa estava investindo. Além disso, a nova equipe atuante na segunda unidade estabeleceu uma rotina diferente da existente na primeira unidade, o que parece ter gerado certo mal-estar entre os funcionários.
Dentre os problemas enfrentados, estão as questões da rotina, pois na primeira unidade os trabalhadores executam somente sua atividade principal, ou seja, há somente os que cozinham, os que confeitam e os que fazem a limpeza e manutenção da cozinha, assim como há somente o caixa e somente os que atendem os clientes. Na segunda loja, todos fazem de tudo dentro de sua unidade departamental e, inclusive, ajudam na limpeza das áreas comuns como a entrada e os banheiros. Isso tem sido motivo de conflito, pois na primeira unidade, os funcionários, que têm na sua maioria mais de dez anos de atuação, não querem exercer essa multifuncionalidade departamental que é praticada na segunda loja e sugerida pelos gestores. Para além dessa questão, nas duas unidades há o desinteresse de alguns funcionários em executar determinadas funções ou pedir ajuda, mas em contrapartida há pró-atividade de outros, que embora não tenham um nível de especialidade e aprofundamento em sua função, se demonstram interessados em aprender, prontos a ajudar e dispostos a sugerir melhorias.
Com relação à gestão, um dos sócios deseja se afastar da atividade, deixando sob os cuidados de seu irmão a função de gerência, embora este último seja também um dos sócios. Para a segunda unidade, foi contratado como gerente o irmão mais novo, embora ele não seja sócio do negócio. Além disso, o sócio que deseja se afastar estabeleceu a função de dois encarregados, um em cada unidade, para substituição do gerente em caso de ausência. Todavia, na primeira unidade a funcionária que exerce a função de caixa age como encarregada se sobrepondo ao funcionário contratado para essa atividade. Cabe relatar que essa funcionária há cerca de seis meses casou-se com o sócio que pretende se afastar dos negócios. Além disso, essa funcionária é subordinada de seu cunhado, sócio da empresa e gerente dessa unidade, embora ambos tenham um relacionamento consideravelmente conflituoso em virtude da disputa de poder.
Por fim, cabe destacar que no relato dos gestores há uma certa angústia na busca por profissionais qualificados para atuar nesse ramo e em virtude dessa dificuldade relatada, a empresa costuma contratar novos profissionais por indicações, além de temer que a concorrência “roube” seus funcionários.

Após a leitura cuidadosa e atenta do caso, apresente, com base nas contribuições da psicologia organizacional e da gestão do comportamento organizacional, os temas e/ou subtemas que aparecem descritos ou exemplificados nessa situação.

A resposta deverá apontar duas situações, temas ou subtemas descritos no caso e para cada situação uma breve explicação do conteúdo, com base na contribuição da psicologia nas organizações, bem como de suas áreas de atuação, além de mencionar aspectos culturais e comportamentos de grupo que podem ser modificados em benefício do progresso organizacional.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

Para que a gestão organizacional seja realizada de forma adequada, é importante que se saiba os motivos dos índices de absentismo, por isso, é importante que os recursos humanos estejam a par da saída desses funcionários.

Além disso, a gestão precisa operar dentro dos pontos importantes levando em consideração os atrasos na hora de chegar, na hora da volta do almoço e saídas antecipadas desses trabalhadores, para que a rotatividade não comprometa a ação empresarial e a influência do líder seja eficaz, mas sempre com os direitos dos trabalhadores em pauta, como previsto em contrato.

Perguntas interessantes