Biologia, perguntado por ericksantosneves886, 4 meses atrás

enumere explique brevemente os principais acontecimentos de cada fase da fotossíntese.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
0

Para fins de estudo, a reação química da fotossíntese é dividida em 2 etapas (ou fases):

1- Etapa clara, luminosa ou fotoquímica: ocorre apenas na presença de luz (em condições naturais, apenas durante o dia). Absorção de luz solar e transferência de elétrons ocorre através dos fotossistemas, que são conjuntos de proteínas, pigmentos e transportadores de elétrons, os quais formam estruturas nas membranas dos tilacoides dos cloroplastos (organelas que contém as moléculas de clorofila). Quando um fóton de luz é capturado pelas moléculas dos fotossistemas, a sua energia é quimicamente transferida para os centros de reação, onde estão as clorofilas. Quando os fótons atingem as clorofilas, elas tornam-se energizadas e liberam elétrons os quais passam por diferentes aceptores e formam, juntamente com a água (H₂O), o ATP (aceptor da energia química dos elétrons) e NADP (aceptor dos íons H⁺ extraídos das moléculas de água). A fotólise das moléculas de H₂O é a dissociação entre seus íons formadores: H⁺ e OH⁻ e os elétrons liberados nesse processo são usados para substituir aqueles elétrons perdidos pelas clorofilas e para produzir o gás oxigênio que respiramos (que é liberado nesta etapa). Assim, as moléculas de água são as doadoras finais dos elétrons e o ATP e NADP.H formados serão aproveitados para a síntese de carboidratos, na etapa seguinte.

2- Etapa escura ou bioquímica: pode ocorrer na ausência ou na presença de luz (ou seja: tanto de dia, quanto à noite) e acontece no estroma (região mais interna) dos cloroplastos. Durante essa fase, moléculas de glicose serão formadas a partir das moléculas de gás carbônico (CO₂), num longo processo de reações denominado ciclo das pentoses (ou ciclo de Calvin). A cada volta desse ciclo, uma molécula de CO₂ é adicionada formando moléculas intermediárias que vão fixando cada vez mais carbonos. No final desse longo processo formam-se moléculas de glicose (C₆H₁₂O₆) e as moléculas intermediárias que "sobraram" são utilizadas na síntese de amido e outros componentes celulares.

Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia e forma O₂, na fase escura acontece a fixação do carbono (CO₂) com formação de C₆H₁₂O₆.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes