História, perguntado por cristinnnna1523, 1 ano atrás

enumere a sequencia de acontecimentos da fase do movimento revolucionario francespreciso de ajuda nessa, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por rtkiller006
0
A Revolta Aristocrática: pressionada pela crise econômica, a nobreza obrigou o rei Luís XVI a convocar os Estados Gerais a fim de impor ao terceiro Estado o aumento de impostos. Clero e Nobreza recusavam-se a abrir mão de seus privilégios.
A Assembleia Constituinte: convocados os Estados Gerais, o terceiro Estado se rebelou. Inconformado, o terceiro Estado proclamou-se em Assembleia Nacional Constituinte. A revolta tomou as ruas e o povo, inflamado pela burguesia, tomou a Bastilha, em 14 de julho de 1789. Era o início da revolução. No mesmo ano, foi escrita a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento influenciado pelos ideais iluministas. Em 1790, os bens da Igreja foram confiscados.
A Monarquia Constitucional: a Constituição elaborada em 1791, instituía a monarquia constitucional, ou seja, era o fim do absolutismo francês e dos privilégios do clero e da nobreza. O rei tentou fugir para comandar a contrarrevolução e foi preso e condenado à morte. Os exércitos das nações absolutistas da europa, temerosos das consequências possíveis da revolução, invadiram a França, mas foram derrotados em Walmy, em 1792. No mesmo ano, foi proclamado a República Francesa.
A República e a Convenção Nacional: podemos dividir essa fase em duas:
- Controle dos Girondinos (1792-1793): predomínio da alta burguesia. Eram a favor de um entendimento com o rei. Queriam frear o processo revolucionário e eram contra a participação popular no poder.
Controle dos Jacobinos (1793-1794): de caráter popular, esse governo executou radicalmente as mudanças que beneficiavam o povo e a pequena burguesia. Eram liderados por Robespierre, principal responsável pelo período do terror, a perseguição sistemática dos traidores da pátria. A anarquia política que se seguiu e as ameaças estrangeiras foram fatores decisivos para a queda dos jacobinos - Robespierre e outros líderes foram guilhotinados, e houve a ascensão dos girondinos.
Governo do Diretório: Marcado pela volta da alta burguesia ao poder, o Diretório possuía cinco membros. Com forte apoio popular e burguês, entrou em cena em 1799, um general que iria acabar com a anarquia política, dissolvendo o Diretório e proclamando o Consulado: Napoleão Bonaparte.
A Era Napoleônica: Iniciou em 1799, uma ditadura militar, aprovada por uma nova constituição. A burguesia consolidou-se no poder e importantes mudanças foram verificadas. Também estabeleceu acordos com o papa, fortalecendo-se no poder político.
O Império Napoleônico: Napoleão convocou o plebiscito, em 1804, para referendá-lo como imperador. Em 1806, declarou o Bloqueio Continental à Inglaterra. Em 1812, a Rússia furou o bloqueio, resultando na represália de Napoleão, que marchou com um exército de 400 mil soldados, invadiu a Rússia. Essa campanha militar lhe custou muito caro. Cerca de 300 mil homens morreram de frio, fome, doenças ou pelo exército russo durante a retirada. Em 1814, foi forçado a abdicar e a exilar-se na ilha de Elba. A dinastia dos Bourbons reassumiu o trono francês com Luís XVIII. Napoleão fugiu do exílio, derrubou o rei e reorganizou o seu exército de seguidores. Porém o império durou 100 dias: foram derrotados em Waterloo pelos ingleses. Foi exilado para a ilha de Santa Helena. Morreu em 1821, talvez envenenado. Luís XVIII retomou a coroa francesa. As nações vencedoras reuniram-se no congresso de Viena, em 1815, para definirem medidas para frear o ideal liberal burguês, semeado na Europa por Napoleão.
Perguntas interessantes