Entrevista é um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevistador (es) e entrevistado (s). O principal objetivo é extrair declarações e informações sobre determinado assunto. As entrevistas são muito utilizadas pelos jornais, sites, revistas, rádios e tvs com o intuito de passar um conhecimento para a população.
Gênero Relato
O relato é um gênero muito comum no nosso cotidiano, pois relatamos
fatos aos nossos amigos e familiares, ouvimos relatos nos noticiários, buscamos relatos de pessoas notórias como inspiração para nossa vida, ou para saber experiências vividas em lugares que desejamos conhecer.
INIMIGO DETECTADO!
Objetivos da aula:
• Identificar preconceitos e ideologias implícitos em discursos proferidos pelos diferentes canais de comunicação;
• Analisar problemas de interesse público e assumir uma posição diante das temáticas trazidas para uma discussão.
1.Leia o relato, criado a partir de uma entrevista, veiculado pelo jornal da USP e, na sequência, responda aos questionamentos.
Atendimento pediátrico por telemedicina é possível?
Pela necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia, a telemedicina tem sido uma solução para garantir atendimento aos pacientes. Na pediatria, apesar de o primeiro contato necessitar ser presencial para avaliar a saúde das crianças, os médicos podem responder a posteriores dúvidas e orientar a família por atendimento virtual ou telefônico. Segundo especialista, o tema ainda é discutido nos conselhos de medicina, principalmente com o foco de regulamentação, mas a telemedicina, amplamente difundida na pandemia, pode se tornar uma prática recorrente.
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Ana Escobar, da Faculdade de Medicina da USP, informa que, apesar de o atendimento presencial ser fundamental, devido à proximidade com a família dos pacientes, os médicos pediatras são procurados para esclarecer dúvidas e fornecer orientações, portanto, o teleatendimento já faz parte do dia a dia dos profissionais: “Isso já é muito constante na prática pediátrica e, com a pandemia, houve um aumento da procura. Neste século 21, nós temos telefones com vídeo, o que facilita muito o contato e muitas dúvidas podem ser esclarecidas nessa nova configuração”.
A telemedicina pode impactar inclusive a saúde pública. Esse tipo de atendimento evita a necessidade de deslocamento e, no futuro, após a regulamentação, pode representar maior agilidade nas consultas médicas de prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde, como afirma Ana: “Evita deslocamento, evita aglomeração em pronto-socorro e evita consultas que seriam desnecessárias”.
A professora explica que agora, cabe aos conselhos de medicina discutirem a regulamentação da prática. (...) Para Ana, a telemedicina veio para ficar: “É um caminho que não tem mais volta, porque ajuda muito o paciente. Às vezes, é só uma dúvida ou uma situação que precisa ser esclarecida com uma conversa. Eu acho que a telemedicina veio para ficar, o que precisa agora é definir as regras”.
ATUALIDADES. Atendimento pediátrico por telemedicina é possível? Rádio USP no Ar. Jornal da USP. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/atendimento-pediatrico-por-telemedicina- epossivel/. Acesso em: 28 out. 2020.
Observe o texto acima é um RELATO, criado a partir de uma ENTREVISTA, responda as questões abaixo
a)De modo geral, o que é retratado no texto?
b)Em que aspectos o uso da telemedicina se mostrou positivo?
c) Quais as opiniões apresentadas por Ana Escobar em relação ao futuro da telemedicina?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
a) Sobre a praticidade da telemedicina
b) Que não terá aglomeração nos hospitais
c) Que tbm é presciso do atendimento presencial
Perguntas interessantes
ENEM,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Espanhol,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás