Entre os tipos de acordos estabelecidos entre os países-membros de um bloco econômico, qual item corresponde ao acordo de União Aduaneira (UA)? *
a) Abrange o desenvolvimento e a aceitação de uma política macroeconômica por parte dos países-membros, além da adoção de moeda única. É considerada a “classe” mais completa do processo da integração econômica.
b) A organização desse tipo de bloco envolve política macroeconômica, os mesmos parâmetros que definem as taxas de câmbio e as de juros, além da mesma estrutura da política fiscal. A prestação de serviços, a mão de obra, o capital e os bens são de livre circulação entre os países-membros.
c) Os países-membros adotam a Tarifa Externa Comum (TEC), isto é, mesma tarifa para produtos importados de países não membros. Além disso, não há livre circulação da população.
d) Possui a eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias em cerca de 80% dos produtos comercializados entre os países-membros.
e) É considerada a classe mais básica dos tipos de blocos econômicos. As tarifas entre os países-membros são mais baixas do que as aplicadas a outros países que não pertencem ao grupo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A UAAA é a união aduaneira mais antiga do mundo ainda em vigência (a exemplo do já extinto Zollverein alemão de 1834 que precedeu a unificação do território da atual Alemanha). Foi criada em 1910 como Acordo de União Aduaneira entre a então União da África do Sul e no Alto Comissariado dos Territórios da Bechuanalândia, Basutolândia e Suazilândia. Com o advento da independência destes territórios, o acordo foi atualizado em 11 de Dezembro de 1969, foi relançado como UAAA com a assinatura de um acordo entre a República da África do Sul, Botswana, Lesoto e Suazilândia. A união, oficialmente atualizada, entrou em vigor em 1 de Março de 1970. Após a independência da Namíbia da África do Sul em 1990, entrou para a UAAA como o seu quinto membro.
Funções e organização
O sindicato reúne anualmente para discutir questões relacionadas com o Acordo. Há também ligação entre comissões técnicas, nomeadamente o Comité Técnico de Ligação Aduaneira, o Comité do Comércio e Indústria e o Comité de Ligação á Sub-Comissão da Agricultura, que se reúnem três vezes por ano.
O seu objectivo consiste em manter o livre intercâmbio de mercadorias entre os países membros. Ele prevê uma pauta externa comum e uma política comum imposta pela pauta aduaneira comum para esta zona. Todas as alfândegas e os impostos recolhidos na área aduaneira comum são pagas na África do Sul revertendo para o Fundo Nacional de Receita. A receita é partilhada entre os membros, de acordo com uma fórmula de partilha de receitas, tal como descrito no acordo. A África do Sul é o depositário. Apenas Partes dos Estados-Membros são calculadas com a África do Sul para receber o residual. As receitas constituem uma parte substancial da receita do estado dos países membros.
Explicação: