Entre os séculos XVII e XVIII, o absolutismo monarquico passou a ser questionado por pensadores que propunham novas formas de organizar o estado. Cite dois pensadores desse período e suas princiais propostas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Locke, Rousseau e Montesquieu. Locke, por exemplo, defendia o fim da concentração dos poderes nas mãos do monarca e entendia que o poder político advém do povo. Montesquieu pregava a divisão do poder em três esferas: Legislativo, Executivo e Judiciário. Rousseau defendia o fim da monarquia, propondo em seu lugar uma república democrática, na qual prevalecessem os princípios de liberdade e igualdade social.
Foram pensadores deste período e críticos do Absolutismo filósofos como Jean-Jacques Rousseau e Montesquieu, que propuseram ideias como o Contrato Social e a divisão dos poderes políticos.
Como os filósofos iluministas imaginavam a política?
Para estes pensadores a política deveria ser fundamentada em acordos estabelecidos com a maior parte possível da sociedade, sem que houvesse imposição por meio da força ou da tradição de um sistema excludente. Viam como essenciais para isto que as tarefas de julgar, criar leis e administrar o Estado fossem divididas e que fossem respeitados como invioláveis as liberdades naturais.
Mais sobre o Iluminismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/22644008