História, perguntado por GoodWitch37, 9 meses atrás

“Entre os séculos XVI e XIX, ocorre a deporta­ção de onze milhões de africanos para o Novo Mundo, sendo quatro milhões deles para o Brasil.”

(DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Ancestrais. Uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Introdução).

O Brasil foi, ao longo desse período, o principal destino dos africanos enviados para o Novo Mundo. Depois, as colônias espanholas, as colônias britânicas e as colônias francesas. Sobre o tráfico de escravos, é possível afirmar:​

I - O tráfico alimentava o fracionamento político da África Atlântica, seja pela criação de colônias europeias, seja por instigar ou gerar rivalidades no interior das unidades políticas existentes.

II - O enraizamento da escravidão no Brasil colonial gerou fortes pressões pelo controle de territórios africanos produtores de escravos.

III - Até o momento em que se inicia o processo de independência das colônias portuguesas e espanholas na América, na primeira metade do século XIX, existe um consenso no mundo intelectual e religioso europeu, de que a escravidão negra é um fenômeno natural da organização dos povos mais civilizados.

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que

apenas I está correta.

apenas I e II estão corretas.

apenas I e III estão corretas.

apenas II e III estão corretas.

todas as proposições estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
1

Sobre os aspectos da escravidão, a resposta certa é a:

apenas I e II estão corretas.

Isso porque a escravidão foi fator bastante presente no Brasil durante o período colonial e foi decisivo para as modificações ocorridas na forma social e política do país.

Importante notar que até hoje o país possui marcas muito presentes da escravidão na sociedade em que podemos citar o racismo do ponto de vista estrutural.

Assim, é necessário ainda políticas públicas que tenham por objetivo promover a igualdade racial.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes