Entre os séculos XVI e XIX, estabeleceu-se uma intensa troca comercial entre as Américas, a Europa e a África. Tal circuito comercial ficou conhecido como comércio triangular, no qual se comercializavam “mercadorias” entre os três continentes. Os países europeus mais envolvidos com o comércio triangular foram Inglaterra, Portugal e Espanha. Explique a lógica em que o comércio triangular se insere no período. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O comércio triangular, ou comércio em triângulo, é um termo histórico indicando o comércio organizado entre três portos ou regiões. O comércio triangular geralmente evolui quando uma região possui mercadorias de exportação que não são necessárias na região de onde proveem as suas principais importações.
Explicação:
O comércio triangular, ou comércio em triângulo, é um termo histórico indicando o comércio organizado entre três portos ou regiões. O comércio triangular geralmente evolui quando uma região possui mercadorias de exportação que não são necessárias na região de onde proveem as suas principais importações. O comércio triangular fornece, portanto, um método para corrigir os desequilíbrios comerciais entre essas regiões.[1]
O Comércio Triangular do Atlântico é a expressão utilizada para designar um conjunto de relações comerciais dirigidas por países europeus entre as metrópoles e os vários domínios ultramarinos, de carácter transcontinental apoiado em três vértices geopolíticos e econômicos: Europa, África e América (Norte, Centro e Sul), com relações secundárias com a Ásia e os seus produtos.
Resposta:O comércio triangular se inseria na lógica do mercantilismo, teoria econômica que defende a ideia de que as riquezas dos países são geradas a partir do comércio e pelo acúmulo de metais preciosos.