Entre os séculos XV e XVI ocorreu o que ficou conhecido como expansão marítima (grandes navegações) iniciada por Portugal. Fale três motivos que contribuíram para Portugal ser o primeiro país a conseguir realizar as grandes navegações
Soluções para a tarefa
Resposta:
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Outro motivo não menos fundamental que os outros expostos, que ajudou no processo do empreendimento português, foi o estudo náutico realizado na Escola de Sagres, sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).
O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano. Desta maneira, Portugal foi conquistando várias concessões na África. No ano de 1488, Bartolomeu Dias, navegador português, havia conseguido chegar ao Cabo da Boa Esperança, provando para o mundo que existia uma passagem para outro oceano. Finalmente, no ano de 1498, o navegador português Vasco da Gama alcançou as Índias; em 1500, outro navegador lusitano, Pedro Álvares Cabral, deslocou-se com uma grande frota de embarcações para fazer comércio com o Oriente, acabou chegando ao chamado ‘Novo Mundo’ - o continente americano.
Explicação:
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascenção de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.