História, perguntado por laviniagabriella14qu, 9 meses atrás

. Entre os séculos XIX e as duas primeiras décadas do século XX, a população brasileira cresceu de 10 milhões para 30 milhões de habitantes. Em grande parte, esse crescimento deveu-se à imigração europeia. Sobre a população brasileira, desse período, assinale a alternativa correta:
1 ponto
Os imigrantes recém-chegados dirigiram-se, em geral, para a grande lavoura do Sudeste e para as colônias do Sul do Brasil.
A incorporação dos imigrantes à marinha do Brasil provocou reação por parte dos antigos marinheiros contra a tradicional desigualdade no interior da Armada, conduzindo à Revolta da Chibata.
A Revolta dos Malês, ocorrida no Rio de Janeiro, logo após o fim da escravidão, foi motivada pelas péssimas condições de vida que os ex- escravos tiveram que enfrentar após a abolição.
O "encilhamento", crise política e econômica ocorrida durante o governo de Washington Luís, foi motivada pela concorrência dos imigrantes e dos ex-escravos pelas vagas abertas no mercado de trabalho, o que gerou um grande desemprego entre os ex- escravos.
4. "Além de ser inútil, votar era muito perigoso. Desde o Império, as eleições na capital eram marcadas pela presença dos capoeiras, contratados pelos candidatos para garantir os resultados." (José Murilo de Carvalho). No Brasil a Primeira República foi, por excelência, uma república de "coronéis", traço dominante à cultura política daquela época. Quanto ao coronelismo e às eleições praticadas na Primeira República é correto afirmar que:
1 ponto
A instituição do voto secreto pela Constituição de 1891 contribuiu para moralização das eleições.
O coronelismo, fenômeno típico da urbanização, contribuiu para o afastamento dos grandes oligarcas do processo eleitoral.
A mudança do império para a república produziu uma ruptura completa quanto aos procedimentos eleitorais, com a supressão das fraudes.
As eleições continuaram sendo turbulentas, a fraude era comum e se o candidato eleito fosse da oposição era "degolado", ou seja, não era diplomado.

2. Os reflexos da Primeira Guerra Mundial na economia brasileira, durante o governo de Wenceslau Brás (1914-1918), ocasionaram:
1 ponto
O aumento do déficit orçamentário, pois para corrigir os problemas financeiros do governo anterior, Wenceslau Brás teve de recorrer à um novo Funding Loan.
A ampliação da produção industrial brasileira e a criação de novas fábricas para suprir o mercado nacional, devido a queda das importações de produtos industrializados estrangeiros.
A sensível diminuição da produção industrial brasileira, devido a enorme evasão de mão de obra das indústrias, pois o grande contingente de operário foi enviado, como soldados, para lutar no conflito.
O aumento de empréstimos e investimentos em diversos setores da nossa economia, por parte de banqueiro e industriais estrangeiros que, temerosos dos rumos do conflito mundial, passaram a investir no país.
3. Em 1891, ocorreu uma fortíssima crise econômica no Brasil decorrente da política de Encilhamento do Governo Provisório da República, um plano econômico que tinha por objetivo aumentar a oferta de moeda em circulação, expandir o crédito e promover o desenvolvimento nacional. Entre as consequências dessa crise está:
1 ponto
O aumento da especulação financeira, a desvalorização da moeda e o crescimento do desemprego.
O enorme fluxo de capitais britânicos em direção ao país, com a consequente diminuição da dívida externa brasileira.
O crescimento da importação de produtos estrangeiros e o enfraquecimento da indústria nacional.
A crise na produção do café, substituído pelo açúcar como principal produto brasileiro de exportação.
1. Em 1904, a Revolta da Vacina ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal deu-se num momento decisivo de transformações da sociedade brasileira. Acerca desse movimento, analise as assertivas abaixo: I. Seu pretexto imediato foi a campanha de vacinação em massa contra varíola, desencadeada por decisão da própria presidência da república, num momento em que uma onda de insatisfação popular varria o Rio de Janeiro. II. O governo esbravejava contra o método de execução da aplicação vacina que eram truculentos, os soros e os aplicadores pouco confiáveis, e os funcionários, enfermeiros e fiscais encarregados da campanha manifestavam atitudes pouco recomendadas, mas a vacina era absolutamente necessária. III. O combate foi intenso. Aproveitando-se das reformas então em curso para abertura de avenidas os populares se armaram de pedras, paus, ferros, instrumentos e ferramentas contundentes, e os utilizaram como material bélico contra polícia.
1 ponto
Assertiva II.
Assertivas I e II.
Assertivas II e III.
Assertiva I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mestrejedi
3

Resposta: A alternativa 1 está correta. Espero ter ajudado!:)

Perguntas interessantes