Entre os séculos XI e XIV, a Europa ocidental assistiu a um processo de ressurgimento das cidades e do comércio. Discorra sobre os fatores que proporcionaram tal ressurgimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com os problemas entre os católicos de Roma e os católicos ortodoxos, e entre os católicos romanos e os lombardos, a Igreja Católica utilizou de sua influência sobre os Reis Francos, em especial, Carlos Magno, para sua proteção e expansão de seu poderio na Europa. Com a expansão do Império Carolingio e a crise do Sistema Feudal, pela baixa produção de comida e forte poder do Senhor do Feudo sobre os trabalhadores, o Império Carolingio, visando também a centralização do poder na mão do Rei, do Imperador e do Papa, começou a destituir o uso dos feudos e implantar cidades com políticos mais ligados à Coroa, onde o rei pudesse impor suas ordens e leis, sem ter que enfrentar o Senhor Feudal.
Durante as Cruzadas, europeus e Árabes entraram em contato mais forte, os bizantinos e europeus iniciaram forte comércio, assim como alguns outros povos da Arábia. Rotas comerciais foram desenvolvidas em terra e em mar, em busca de especiarias que só tinham no Oriente. As Grandes navegações, iniciadas no século XIV foram muito influentes para a exploração de outros pontos do mundo, novos povos e novos produtos, inferiores militarmente aos europeus, que os dominaram e formaram suas colônias, aumentando sua produção e saqueando suas terras e povos.