Entre os períodos da Primeira e Segunda guerra mundial aconteceu a crise financeira conhecida como Crise de 1929 ou a grande depressão, atingindo fortemente o sistema capitalista. Sobre este período, analise as seguintes afirmações:
I - A expansão de crédito produzia taxas de juros artificiais que não tinham respaldo nas reais reservas de crédito, que deveriam se sustentar na poupança.
II - Os investidores que dispunham de ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque recebiam um sinal falso da expansão de crédito.
III – O governo adotou programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
IV - Supondo dispor de muito mais recursos do que tinham na realidade, os investidores ampliavam seus negócios, aumentavam salários, investiam mais e mais.
V – A Europa recuperou sua prosperidade com altos investimentos dos fundos particulares e dos pactos estabelecidos entre as nações inimigas devastadas pela guerra, a partir de um objetivo em comum.
São fatos que ocasionaram a grande Crise de 29 os itens:
1. I, II e III.
2. II, III e IV.
3. I, II e IV.
4. I, II, III, IV e V.
5. I, II, IV e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
I. Verdadeiro. A expansão de crédito produzia taxas de juros artificiais que não possuíam "lastro", isto é, não havia respaldo real nas reservas de crédito.
II. Verdadeiro. Os investidores da Bolsa de Valores de Nova Iorque recebiam um sinal falso de que a economia estava progredindo e que a demanda aumentava, o que os fazia investir ainda mais nas empresas, sem que houvesse uma demanda real para tal.
III. Verdadeiro. Para combater a crise o governo dos Estados Unidos passou a promover a construção de grandes obras públicas para combater o desemprego.
Alternativa 1.
Abraços!
Perguntas interessantes