ENEM, perguntado por jhennyohana820, 10 meses atrás

Entre os metais que poluem os ambientes aquáticos, o mercúrio é um dos mais danosos. Embora esse metal seja de difícil absorção pelos seres vivos, sua forma metilada – o metil- mercúrio – produzida por ação de bactérias, solúvel nos lipídios e facilmente absorvida pelas células, ligando-se a proteínas celulares, é tóxica para os organismos. Reservatórios de hidrelétricas, em áreas de garimpagem, são freqüentemente contaminados pelo mercúrio que aí encontra condições favoráveis à sua metilação. Esses reservatórios são construídos com o alagamento de grandes áreas, geralmente recobertas por vegetação que, submersa, se constituirá em fértil substrato para o crescimento de populações de decomposi- tores. Em um desses reservatórios, como o de Tucuruí, foi constatada a contaminação pelo mercúrio tanto de organismos da comunidade aquática que mantêm, entre si, relações alimen- tares, quanto do homem, que geralmente se alimenta de peixes. As taxas de concentração encontradas estão registradas na tabela a seguir. U. Salvador-BA A presença de grande quantidade de matéria vegetal submersa dese- quilibra a biota aquática, entre outras razões, porque: a) aumenta a intensidade fotossintética das plantas que foram submersas; b) causa um déficit no suprimento de oxigênio dissolvido na água; c) proporciona alimentação suplementar para os consumidores de ordem elevada; d) reduz a disponibilidade de nutrientes inorgânicos para o fitoplâncton; e) provoca a reflexão total da luz incidente.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

b) causa um déficit no suprimento de oxigênio dissolvido na água.

Uma grande quantidade de matéria orgânica na água, como relatado no texto, é capaz de efetivar o processo de eutrofização, que consiste na maior atividade fotossintética e criação de organismos por conta da quantidade de matéria orgânica.

Como resultado, a quantidade de oxigênio dissolvido torna-se reduzida, por conta do aumento do número de seres vivos nos ecossistemas marinhos.

Perguntas interessantes