Entre os eventos que merecem destaque na consolidação do absolutismo inglês estão o embate entre os York e os Lancaster, na Guerra das Duas Rosas, o controle dos nobres por Henrique VII e, finalmente, as ações de Henrique VIII, que rompeu com o papa e fundou a Igreja Anglicana, mantida sob sua tutela. Com a morte de Henrique VIII e a ascensão de Elizabeth I, o absolutismo inglês conheceu seu período de maturidade. As ações de Elizabeth I e de seus sucessores, adotando medidas mercantilistas, criando companhias de comércio, dissolvendo o Parlamento, exigindo pensão vitalícia e criando taxas, marcaram acontecimentos que culminaram, décadas mais tarde, numa página da história da sociedade inglesa conhecida como Revolução Gloriosa. Neste cenário,
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
As medidas absolutistas insuflaram questionamentos na sociedade inglesa, favorecendo mudanças e rupturas na estrutura política do país.
Explicação:
As medidas de natureza absolutista ao longo da primeira metade do século XVII (regências Jaime I e Carlos I) desagradavam uma parte importante da sociedade no Reino Unido, incluindo a burguesia, parte da Gentry, setores médios e trabalhadores de uma forma geral.
Em meio ao desgaste da Realeza, o Parlamento opta por “tomar as dores” da crescente oposição, desembocando na Guerra Civil entre 1642 e 1648 que, ao final, destronou e executou Carlos I dando início a um processo de mudanças político-institucionais no Reino Unido.
Perguntas interessantes