Entre os diferentes ciclos de potência encontra-se o ciclo de Carnot, o qual representa o ciclo termodinâmico que atinge a maior eficiência entre dois reservatórios térmicos. Neste o sistema executa o ciclo completo em quatro etapas alternando dois processos isotérmicos com dois processos adiabáticos, como é apresentado na Figura 1 para um gás ideal em num conjunto cilindro-pistão (Figura 1).
Figura 1
Carnot
Fonte: elaborada pelo autor (2018).
Considerando que incialmente um gás ideal está no estado (1) a pressão (P1) e um volume (V1) os processos do ciclo podem ser descritos como:
I. No processo 1-2 ocorre uma expansão isotérmica reversível, em que o gás é exposto a um reservatório quente aumentando sua energia por transferência de calor, experimentando uma diminuição na pressão a temperatura constante até atingir o estado (2).
II. No processo 2-3, o conjunto cilindro-pistão é transferido para um ambiente adiabático e expandido para o estado (3) diminuindo simultaneamente sua temperatura, volume e pressão.
III. No processo 3-4, o gás sobre uma compressão isotérmica ao entrar em contato com um reservatório térmico frio, experimentando um aumento na pressão com temperatura constante até atingir o estado (4).
IV. No processo 4-1, o gás é comprimido adiabaticamente num processo irreversível até o estado 1 para voltar ao seu estado inicial fechando o ciclo termodinâmico.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Correto
e. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
I e III
Explicação:
Respondido por
3
Resposta: d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Explicação: CORRIGIDO AVA
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás