Entre os anos de 1967 e 1973, houve o fenômeno que ficou conhecido como o “Milagre Econômico”. Neste período, um crescimento econômico de 7% ao ano foi experimentado pelo Brasil. Diante desta contextualização, é correto interpretar que: A Não houve crescimento econômico no Brasil neste período. B Os investimentos estatais em infraestrutura, como no setor de energia (construção de grades hidrelétricas), transporte (Rodovia Transamazônica) e comunicação, não interferiram no crescimento econômico acima mencionado. C Apesar do crescimento econômico, não era esperado um aumento de renda na mesma proporção para a população. D Neste período histórico, não houve concentração de renda, tampouco, ampliação de renda. E Para explicar o aumento da concentração de renda vivenciado neste período, o governo militar afirmava que era necessário esperar o bolo crescer para depois ser repartido, argumento que ficou conhecido como “Teoria do Bolo”.
Soluções para a tarefa
Durante o período citado da Ditadura Militar houve uma série de investimentos em infraestrutura, de modo a criar empregos e melhorar o escoamento da produção industrial brasileira, de modo que o governo emulou, com relativo sucesso, o modelo keynesiano de investimento (o que deu errado foi o fato disto ter sido feito com enormes empréstimos estrangeiros e por agentes públicos corruptos, de modo a criar uma dívida externa galopante e enriquecer alguns poucos "amigos" do regime).
A ideia dos militares era aplicar o então recém-criado modelo econômico "trickle down", que segue a mesma lógica da "Teoria do Bolo", por meio da qual quanto mais a economia crescer, mesmo que isto fique nas mãos de uns poucos privilegiados, mais a sociedade como um todo, inclusive os mais pobres, serão privilegiados.
Nesta perspectiva é correta a alternativa E.