Entre os anos de 1964 e 1985, o Brasil viveu seu período ditatorial. A maior censura e repressão aos que eram contra o regime militar aconteceu nos “Anos de Chumbo” (1969 – 1974). Nessa época, o país estava sob o comando de EmÍlio Garrastazu Médici. A música era uma das principais formas de protesto, já que o país utilizava o rádio como disseminador do pensamento público. E, para driblar a censura, fazia-se necessário a articulação da linguagem musical, valendo-se de metáforas dentre outros recursos linguísticos para transmitir sua mensagem de protesto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III
Explicação:
Resposta: I, II e III, apenas.
Explicação: I. A repetição da palavra “aço” na primeira estrofe pode ser interpretada como alusão à repressão armada do governo então instaurado contra seus opositores, assim, os versos “Ao primeiro passo, aço, aço/Aço, aço, aço, aço, aço, aço” podem representar disparos feitos assim que o “moço” começou a movimentar-se, a agir.
II. A repetição da palavra “calmos” na segunda estrofe visa contribuir para que quem lê/ouve a música “sinta” o efeito causado pelo gás lacrimogêneo nas pessoas, assim, os homens não estão literalmente calmos, tranquilos, mas sim estão sendo contidos com o uso dessa substância.
III. Os versos “E o rio de asfalto e gente/Entorna pelas ladeiras/Entope o meio-fio/Esquina mais de um milhão” podem ser interpretados como representação das manifestações populares ocorridas contra a ditadura militar.