História, perguntado por Cruzmaria7038, 11 meses atrás

Entre os anos de 1930 e 1964 desenvolveu-se no Brasil uma prática política singular, denominada Populismo. Esta prática não ocorreu somente no Brasil, também foi implementada em países como a Argentina e o México. O populismo no Brasil ocorreu em um momento de forte crise das oligarquias e de passagem ao liberalismo. De maneira geral, tinha como finalidade fazer do representante político um líder popular em meio à população. Sobre esta prática, analise as seguintes sentenças:

Soluções para a tarefa

Respondido por nildeniarocha
57

ALGUEM SABE DA RESPOSTA POR FAVOR?

Respondido por Usuário anônimo
14

Resposta:

As sentenças I, III e IV estão corretas.

Explicação:

*No caso brasileiro, teve que se apoiar sempre em algum tipo de autoritarismo, seja o autoritarismo institucional da ditadura Vargas (1937-45), seja o autoritarismo paternalista ou carismático dos líderes de massa da democracia do pós-guerra (1945-1964).

* Foi uma das manifestações das debilidades políticas dos grupos dominantes urbanos quando tentaram substituir-se à oligarquia nas funções de domínio político de um país tradicionalmente agrário, numa etapa em que pareciam existir as possibilidades de um desenvolvimento capitalista nacional.

* Foi uma estratégia lançada por parte das elites dominantes diante da necessidade de incorporação das massas populares em meio ao cenário político e no contexto do desenvolvimento urbano e industrial.  

Perguntas interessantes