Entre os anos de 1894 e 1930, o presidente da República foi eleito pelos paulistas barões do café num mandato, e no outro pelos pecuaristas mineiros. Era a chamada política do café com leite, viabilizada pela hegemonia da oligarquia cafeeira paulista na época e que garantiu a formação de uma economia agrícola praticamente monoexportadora no país.
Em 1929, a quebra nos mercados acionários do mundo provocou uma forte queda nos preços internacionais das commodities. "O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa, que precisava ser financiada com essas vendas", afirma o professor de História Econômica da FEA-USP, Renato Colistete.
De acordo com a Crise do café, analise as afirmativas a seguir.
I. O grão do café começou a se valorizar pela superprodução do produto no mercado internacional.
II. A crise levou a economia americana praticamente à ruína e os americanos eram o principal comprador de café do Brasil.
III. A crise repercutiu em todo o mundo e no Brasil atingiu principalmente a compra do café.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s).
a.
I, apenas
b.
II, apenas
c.
I, II, III
d.
II, III, apenas
e.
I, II, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D - II e III, apenas
Explicação:
I - O grão de café começou a se desvalorizar por conta de sua superprodução; Processo este que é natural no mercado, devido à lei da oferta e demanda. Ou seja, sempre que algo é produzido em excesso, seu preço tende a diminuir. Inclusive, na época o governo brasileiro adotou a medida de queimar o excesso da produção de café e comprá-lo dos produtores, visando minimizar os impactos econômicos sobre estes.
II - A crise de 1929 ocorreu e levou os Estados Unidos a um caos econômico, devido à alta produção de bens de consumo e à baixa demanda por estes. Tal fato foi extremamente relevante para que o Brasil fosse também atingido por estes problemas, devido ao fato de ter uma enorme dívida com os britânicos e tere seu principal comprador de café (Estados Unidos) impossibilitado de poder pagá-lo.
III - A crise repercutiu em todo o mundo devido ao fato de os Estados Unidos serem na época a principal potência econômica mundial. Por conta disso, o país realizava empréstimos e importações (de commodities em sua maioria) de diversos outros países, incluindo o Brasil. Por conta disso, com a crise de 1929, este motor econômico foi desligado repentinamente, criando um efeito dominó e ocasionando crises econômicas em diversos outros países.