Sociologia, perguntado por agathasilvavieira093, 4 meses atrás


Entre o século XIX e meados do século XX, dezenas de países na América Latina, Ásia e África deixa- ram de ser colônias e passaram a ser indepen- dentes. Depois de séculos de subjugação às me- trópoles ocidentais, esses povos dedicaram-se a construir suas próprias identidades e a valorizar suas línguas e costumes. Tal processo é chama- do de descolonização.
Apesar de oficialmente livres no plano político, esses países ainda recebem grande influência dos países europeus e norte-americanos no cam- po da produção do conhecimento a respeito de si mesmos e do mundo. Veja a seguir um trecho de entrevista com o antropólogo Claudio Pinheiro:
[…] Dois anos atrás, veio ao Brasil uma das grandes intelectuais que debatem a ideia de Sul: a antropóloga australiana Raewyn Con- nell. Sabe o que ela disse? “No evento aca- dêmico do qual participei aqui, as bancas de livros vendiam o mesmo que eu encontraria em um evento acadêmico na Austrália: Pierre Bourdieu, Jürgen Habermas, enfim, os autores clássicos europeus. Mas eu gostaria de ler, na verdade, autores clássicos brasileiros! E tam- bém os africanos, os indianos…
[…]
Pense em um estudante de ensino médio. O que ele estuda em história? História europeia. Estudos sobre África entraram para o nos- so currículo apenas recentemente, em 2003, por uma medida governamental. Certo: o es- tudante sabe então sobre Europa e África. O que falta? Falta tudo. […] Como estudar histó- ria mundial sem estudar a história da África? Como entender o impacto que teve a diáspora de africanos nas Américas e na própria Áfri- ca? Como isso interferiu, por gerações e sécu- los, na capacidade africana de recuperar sua economia? Nossa própria forma de datação do tempo é marcada pela experiência europeia. […] E é nesse trem que nos localizamos: o Bra- sil passa a existir no mundo a partir da história moderna
a) Segundo Claudio Pinheiro, pouco sabemos sobre a história do continente africano. Por que isso ocorre? E por que deveríamos estu- dá-la?
b) Em sua opinião, o Brasil já foi completamen- te descolonizado? É possível construir um conhecimento totalmente desvinculado de referências externas? Discuta essas ques- tões com um colega e depois elabore sua resposta, justificando-a.
c) Cite ao menos duas produções artísticas ou intelectuais brasileiras que se baseiam em expressões criadas no exterior, mas que fo- ram transformadas por referências nacionais. Justifique sua resposta.
d) Cite alguns indícios de que as referências de outros países ou culturas influenciam o pen- samento cotidiano dos brasileiros. De que maneira isso pode ser prejudicial? Reúna suas lembranças com as dos colegas e montem um painel.​

Soluções para a tarefa

Respondido por soaresferreira035
1

Resposta:

nao sei a resposta desculpa

Explicação:

mas preciso de pontos


agathasilvavieira093: Mano, se você não for ajudar pelo menos não atrapalha
Perguntas interessantes