Entre o século XII e XIII, a recrudescência das condenações da usura é explicada pelo temor da Igreja ao ver a sociedade abalada pela proliferação da usura, quando muitos homens abandonam sua condição social, sua profissão, para tornarem-se usuários. No século XIII, o papa Inocêncio IV teme a deserção dos campos, devido ao fato de os camponeses terem se tornado usurários ou estarem privados de gado e de instrumentos de trabalho pertencentes aos possuidores de terras, eles próprios atraídos pelos ganhos da usura. A atração pela usura ameaça a ocupação dos solos e da agricultura e traz o espectro da fome. LE GOFF, J. A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004 (adaptado). A atitude da Igreja em relação à prática em questão era motivada pelo interesse em:
a) suprimir o debate escolástico
b)regular a extração de dízimos
c)diversificar o padrão alimentar.
d)conservar a ordem estamental.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d
Explicação:
A usura estaria ligada, ainda, à avareza e à preguiça, condutas estas que, segundo a Bíblia, são claramente contrárias ao que se espera de um bom cristão, justificando a manutenção da estrutura estamental
A atitude da Igreja em relação à prática da usura era motivada pelo interesse em conservar a ordem estamental, e por isso a alternativa correta é a letra D.
A igreja enxergava a usura como uma prática onde os burgueses obtinham lucros sem exercer o trabalho, e assim exploravam os demais. Isso era considerado pecado. Além disso, haveria ligação com a avareza e a preguiça, condutas tidas como inadmissíveis pela bíblia, o livro sagrado dos católicos.
Assim sendo, para que se mantivesse a ordem estamental, a usura não deveria existir, uma vez que ela oferecia perigos nesse sentido. A usura poderia ocasionar, como apresenta o texto, em uma menor ocupação dos solos e da agricultura e um maior índice de fome.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/2428468