Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade a vontade: relação de dominação domestre, que tivera por conseqüência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela dolivro – inteligência do livro que era, também, a coisa comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre eo aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outrainteligência. [...] Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o atode uma inteligência que não obedece senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outravontade.(RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 31-32)A partir desse texto, pode-se concluir que(A) a explicação está a serviço da emancipação.(B) o mestre emancipa os alunos.(C) os alunos se emancipam coletivamente.(D) a escola é um espaço de manifestação plena da vontade.(E) uma inteligência emancipada só obedece a si própria.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra e.
O texto acima apresenta o processo emancipatório do aluno diante do professor e dos demais elementos da sua instituição de ensino como fator determinante.
Segundo o mesmo, a forma mais plena de inteligência, bem como de emancipação dos pensamentos e interpretações está relacionada com a compreensão de uma inteligência que não obedece ao exterior, mas sim, unicamente, obedece a si mesma, seus preceitos e princípios.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás