Biologia, perguntado por palomasouzasantos75, 1 ano atrás

Entre muitos cnidários e algumas plantas briófitas e pteriodofitas, por exemplo encontra-se semelhanças em seus ciclos reprodutivos. Que tipo de ciclo reprodutivo os toma semelhantes?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kerolitamorales
3

Resposta:

A presença da chamada alternância de gerações, fases de reprodução sexuada e fases de reprodução assexuada, dispostas em ciclos de vida.

Explicação:

Nos cnidários ocorre a metagênese, em que há a fase polipoide, de reprodução assexuada geralmente por brotamento (estrobilização), na qual o indivíduo (pólipo) se divide transversalmente, gerando medusas jovens (éfiras). Essas [medusas] por sua vez, terão a reprodução sexuada pela troca de gametas que originará o zigoto em estágio larval (plânula) que se desenvolverá num novo pólipo, reiniciando o ciclo.

O mesmo acontece com plantas como briófitas e pteridófitas, em que, na briófita o ciclo assexuado é representado pelo Esporófito (desenvolvido sobre o Gametófito feminino), que liberará esporos pela cápsula. A cápsula é uma estrutura de ploidia 2n, porém, em seu interior são formados os esporos por meio de meiose, sendo portanto estes de ploidia n. Os esporos germinarão em Gametófitos, podendo ser Masculino ou Feminino. Como não ouve nenhum tipo de fecundação, estes continuarão por ser ploidia n. Do gametófito masculino sairão os anterídeos (n), que são seus gametângios, indo em direção ao gametófito feminino com a ajuda da água, ocorrendo dentro do arquegônio, o gametângio feminino, a fecundação, que originará o embrião (2n), que se desenvolverá em Esporófito (n) sobre o gametófito feminino, através de divisões mitóticas.

Já nas pteridófitas, o esporófito (2n) terá seus esporângios (2n) que produzirão esporos (n) por meiose, que germinarão em prótalo (gametófito - n) que terá o arquegônio e o anterídio, respectivamente estruturas feminina e masculina, ambos ploidia n. Do anterídio serão liberados os anterozóides (n), que com a ajuda da água encontrarão no arquegônio a Oosfera (n), e ocorrerá a fecundação, formando um zigoto (2n), que se desenvolverá em esporófito sobre a estrutura do gametófito.

Anexos:
Perguntas interessantes