História, perguntado por baksbhaja123, 10 meses atrás

entre guerras na Europa ocorre a radicalização entre duas formas de governo, o socialismo stalinista e o nazismo hitlerista.qual das alternativas abaixo aborda a diferença entre estas formas de governo?
a) governos pautados na intervenção estatal.
b)combates ao liberalismo como doutrina econômica.
c) sociedades tuteladas pelo estado.
d) discurso baseado na criação de uma sociedade comunista.
me ajudem!​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheuslucaskid
2

Os regimes totalitários são aqueles marcados pelo totalitarismo, um sistema político caracterizado pelo controle absoluto de uma pessoa ou de um partido sobre toda uma nação. No sistema totalitarista, a pessoa (no cargo de líder) ou o partido político — ambos representando o Estado — detém um controle total e absoluto sobre a vida pública e privada por meio de um governo autoritário.

Os regimes totalitários, em geral, sustentavam um forte militarismo — muito útil para calar as vozes dissidentes — e eram acompanhados por um forte aparato de propaganda ideológica, cujo principal objetivo era promover o culto ao líder e ressaltar os feitos do regime. O terror era outra arma utilizada pelos regimes totalitários e seu objetivo era amedrontar os opositores.

Os regimes totalitários tiveram seu auge durante as décadas de 1920 e 1930, e seu surgimento está relacionado a todas as consequências do pós-guerra ou, nesse caso, à Primeira Guerra Mundial. A destruição da guerra aliada com os ressentimentos causados pelo conflito, o temor do comunismo e os efeitos devastadores das crises econômicas fizeram com o autoritarismo fosse visto como a solução para os problemas enfrentados.

Com a defesa do autoritarismo, a maioria dos países liberais e democráticos viu seus sistemas políticos ruírem e serem substituídos por governos autoritários. Uma evidência disso foi dada pelo historiador Eric Hobsbawm, ao apontar que, no período entreguerras, somente cinco nações na Europa permaneceram com suas instituições políticas democráticas funcionando: Grã-Bretanha, Finlândia, Irlanda, Suécia e Suíça.|1|

O termo “totalitarismo” surgiu na década de 1920 e foi criado para referir-se ao fascismo italiano — o primeiro regime de caráter totalitarista que foi implantado na Europa. Por meio do fascismo italiano é que o fascismo, enquanto alternativa política, popularizou-se na Europa. Após o exemplo italiano, uma série de países europeus optou pela saída autoritária. O totalitarismo consolidou sua força quando os nazistas tomaram o poder na Alemanha, em 1933.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Pol Pot, o ditador cambojano

Características dos regimes totalitários

Quando falamos de regimes totalitários, os três regimes que sempre vêm à nossa mente são o fascismo, o nazismo e o stalinismo. Esses foram os três regimes totalitários mais famosos que existiram e que, inclusive, foram protagonistas na Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, o debate sobre regimes totalitários também se estende a outros regimes, como o regime comunista do Khmer Vermelho, no Camboja, ou mesmo o atual regime comunista existente na Coreia do Norte.

No caso deste texto, o enfoque será baseado aos regimes nazista, fascista e stalinista. Importante mencionar que cada um desses possuía características peculiares por conta das diferenças das origens ideológicas. As características básicas dos regimes totalitaristas eram:

Culto ao líder: Os três regimes impunham um forte culto ao líder, e a imagem deles era espalhada por diversos locais, como escolas e instituições públicas, por exemplo.

Centralização do poder: O poder ficava concentrado nas mãos do líder ou do partido.

Doutrinação: A população era alvo de uma intensa doutrinação, cujo objetivo era o de propagar a ideologia do regime. A doutrinação da população começava com o ensino infantil e estendia-se a outros grupos.

Censura: Os meios de comunicação eram censurados, assim como qualquer manifestação artística. A oposição não tinha liberdade de atuação. O objetivo da censura era barrar ideologias contrárias e críticas ao governo.

Supressão dos partidos políticos: Nesses regimes, somente um partido tinha autorização de funcionar — o partido do governo.

Criação de inimigos internos e/ou externos: Os regimes totalitários criavam inimigos internos e/ou externos, e o combate a esses grupos era utilizado como justificativa para medidas autoritárias.

Uso do terror: O terror era utilizado como arma para amedrontar os opositores políticos e como mecanismo de perseguição a grupos tratados como “inimigos” etc.

Leia também: Adolf Hitler: biografia, vida política e atrocidades

Regimes totalitários na Europa

Durante a década de 1920 e 1930, os três regimes totalitários que existiam na Europa, e que até hoje são considerados os maiores regimes totalitários da história, foram o fascismo, nazismo e stalinismo. No campo da extrema-direita, estão o fascismo italiano e o nazismo alemão; no campo da extrema-esquerda, está o stalinismo soviético. A seguir, destacaremos algumas informações de cada um desses regimes.


baksbhaja123: qual das 4 alternativas devo marcar?
Perguntas interessantes