Pedagogia, perguntado por alexsantoscosta60, 6 meses atrás

Entre as vertentes da chamada Escola Racionalista Clássica, encontram-se a Administração Científica, de Taylor, e a Teoria Burocrática, de Max Weber, caracterizadas, respectivamente, pelos seguintes fatores:
Escolha uma opção:

a.
Para Taylor, o que importa é o ganho de eficácia, tempo e alcance de um padrão de trabalho rigorosamente controlado. Para Weber, o que vale é o dinamismo da comunicação, identificado na adoção dos diferentes fluxos, com destaque para as relações informais, já que estas dotam o indivíduo com maior grau de consciência em relação ao próximo, aumentando também o nível de compromisso com a organização.

b.
O taylorismo adota o conceito da organização comunicante, pois valoriza a relação mantida entre cada unidade laboral, enquanto que a teoria Burocrática defende a comunicação multidirecional, valorizando a sinergia.

c.
A teoria de Taylor vê a produção como processo fragmentado, dividido em fases: planejamento, concepção e direção. O processo era “administrado cientificamente”, segundo procedimentos de tempos e movimentos, capazes de estipular, sob a égide da linha ou cadeia de montagem, um movimento a ser desenvolvido num tempo ideal, devidamente cronometrado. A teoria de Weber prima pela formalização de regras, as quais deveriam ser seguidas rigorosamente, por todos os membros da organização, desconsiderando o cargo ocupado.

d.
O taylorismo estabeleceu as principais diretrizes do trabalho na linha de montagem, conservadas até hoje, valorizando a dimensão humana das relações, já que delas depende a eficiência e eficácia de todo o sistema. Por outro lado, a Burocracia tem como pressuposto a noção de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal.

e.
Ambas as vertentes valorizam o fator humano, o que exige redobrada sensibilidade das chefias no relacionamento com os subordinados. Tal atitude por parte da gestão resultava no maior grau de colaboração entre todos com decorrente aumento de produtividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por josecarlossoaresdoss
7

Reposta: c. A teoria de Taylor vê a produção como processo fragmentado, dividido em fases: planejamento, concepção e direção. O processo era “administrado cientificamente”, segundo procedimentos de tempos e movimentos, capazes de estipular, sob a égide da linha ou cadeia de montagem, um movimento a ser desenvolvido num tempo ideal, devidamente cronometrado. A teoria de Weber prima pela formalização de regras, as quais deveriam ser seguidas rigorosamente, por todos os membros da organização, desconsiderando o cargo ocupado.

Perguntas interessantes