Entre as várias normas para que uma pessoa faça doação de sangue, há o respeito de intervalos de doação. Com base no que você estudou obre a produção de células sanguíneas, explique por que é necessário cumprir essa norma.
Soluções para a tarefa
Resposta: Em 24 horas após a doação o plasma já é reposto e os glóbulos vermelhos em 4 semanas. Para facilitar essa reposição deve-se tomar muito líquido logo após a doação. Todos os glóbulos vermelhos possuem no seu interior uma molécula de ferro, após a doação é iniciado um processo de retirada de ferro da nossa reserva para fabricar mais glóbulos vermelhos; quando recuperamos o que foi perdido há mecanismos de parada de fabricação. Ou seja, o corpo produz somente o sangue necessário para a reposição em nosso organismo, nem mais, nem menos. Porém para o organismo atingir o nível de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Por isso o intervalo mínimo para a doação.
Esse período deve ser respeitado para garantir que os componentes sanguíneos do doador já tenham sido reproduzidos e estabilizados sem acarretar a ele nenhum problema de saúde.