Entre as teorias de Max Weber e Karl Marx, é possível encontrar aproximações e distanciamentos, conforme o contexto de cada um. Motivadas por questões muitas vezes distintas, as ideias de Weber e Marx são consideradas, mesmo assim, a base de uma sociologia que pensa a função da ação social do sujeito em sociedade. Sobre isso, é correto afrmar:
A
Enquanto, para Marx, o sujeito seria fruto da ação de uma série de forças que estão para além dele (oprimindo-o), para Weber é a ação desse sujeito que conforma e dá sentido à sociedade.
B
Para Weber, a realidade já está completamente cheia de sentido e significado, o que torna a ação do sujeito meramente acessória, podendo ser dispensada.
C
A ação social do sujeito, tanto para Marx quanto para Weber, é importante apenas até certo ponto. Ambos concordam que existem forças superestruturais que, irremediavelmente, governarão as ações do sujeito em sociedade.
D
Para Marx, o capitalismo era um “mal necessário” e, por isso, não valeria a pena lutar contra ele, muito menos exigir mais igualdade entre as classes sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
pelo que eu analisei é a letra a
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás