Psicologia, perguntado por neteantoniolli, 1 ano atrás

"Entre as principais obras de Jean-Jaques Rousseau destacam-se "Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens", "Do Contrato Social" e "Emílio ou da Educação". Rousseau ocupou um papel de destaque na filosofia política, visto que suas obras anteciparam o ideário da Revolução Francesa e irá constituir um marco na pedagogia contemporânea." GERALDI, Débora. Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação. A Educação na Modernidade. Caderno de Atividade. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014, p.5. A teoria política elaborada por Rousseau, parte do pressuposto de que: Selecione uma alternativa: a) No estado de natureza os homens eram livres e iguais, por isso havia uma guerra de todos contra todos. b) O pacto social instituiu um governo soberano com poderes acima do povo. c) O indivíduo em estado de natureza é bom, mas com o tempo, a sociedade o corrompe e elimina sua liberdade. d) O soberano seria o Rei, que teria poderes absolutos e incontestáveis. e) O cidadão deveria ser passivo, que viveria submisso à vontade do Rei.

Soluções para a tarefa

Respondido por Tellesjujuba
5

Resposta: C)

O indivíduo em estado de natureza é bom, mas com o tempo, a sociedade o corrompe e elimina sua liberdade

Explicação:

Respondido por AnthonioJorge
1

1) São obras de Rousseau o Ensaio sobre a origem das línguas e Do Contrato Social, além de Emílio. Portanto, a alternativa B é a correta.

2) Para Rousseau, o indivíduo em estado de natureza é bom, mas a sociedade o corrompe. Logo, a alternativa C é a correta.

 

Em Do Contrato Social, Rousseau profere a famosa frase que expõe sua crença no aprisionamento social:

  • o homem nasce livre e, em toda parte, encontra-se acorrentado

Rousseau (1712-1778), o mais importante iluminista francês, tendia ora à teoria do sentimento interior (que influenciaria o romantismo alemão posterior), ora à defesa da absorção total do individuo na vida social por meio do conceito de vontade geral (uma de seus principais legados aos revolucionários).

Suas obras "Do Contrato Social" e "Emílio" representam o grosso de sua teoria: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe ou, em outras palavras: o homem nasce livre e se encontra acorrentado por toda parte.

Rousseau era iluminista porque considerava a razão o instrumento privilegiado para a superação dos males da sociedade. Portanto, não seria a Igreja o órgão de salvação da humanidade, mas sim o Estado que salvaria tanto individual quanto coletivamente a humanidade.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/7012623

Anexos:
Perguntas interessantes