Entre as principais diferenças ocorridas nas conjurações mineira e baiana que antecederam o projeto de separação do Brasil foi o contexto da participação popular no movimento. Diante deste fato, qual classe social realmente estava interessada nesta independência do Brasil de Portugal e porque?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tiradentes, conhecido como mártir da Inconfidência Mineira. (“Martírio de Tiradentes”, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo. Wikimedia Commons).
Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema.
Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
Explicação:
:).........espero ter ajudado