Entre as medidas que jurídico-administrativamente ignoravam a necessidade de debater a presença ameríndia, podemos citar:
I. Ordenações Manoelinas
II. Distribuição de Sesmaria e Capitanias Hereditárias
III. Direito a Livre escravização
Soluções para a tarefa
As medidas jurídico-administrativas que ignoravam a presença ameríndia eram as Ordenações Manuelinas e a Distribuição de Sesmaria e Capitanias Hereditárias. Portanto, as afirmações corretas são I e II.
As Ordenações Manuelinas foram instituídas entre 1512, 1513 e 1603, inicialmente no governo de D. Manuel I, de Portugal. O objetivo era regulamentar a administração portuguesa nas terras do além-mar, durante a expansão do Império Português.
Assim como qualquer regulamento, sofreu mudanças de acordo com o contexto político. Um exemplo disso foi no período da União Ibérica (1580-1640), quando o Código Manuelino foi substituído pelas Ordenações Filipinas.
As Capitanias Hereditárias e a doação de sesmarias tiveram início em 1534 no Brasil colonial. Fez parte das medidas de consolidação do domínio português na América e os donatários tinham uma série de obrigações e direitos relacionados à posse das terras.
O sistema de capitanias não funcionou e foi substituído pelo Governo-Geral, em 1548, que unificou a administração da colônia. Porém, alguns territórios, como Pernambuco e São Vicente, se destacaram no processo colonial.
Colonização portuguesa
- Portugal vivia uma monarquia absoluta desde a Revolução de Avis, no século XIV.
- O Mercantilismo era o sistema econômico e se baseava na acumulação de capital, na manutenção da balança comercial favorável e no monopólio comercial.
- Como não encontraram metais preciosos de fácil acesso, em comparação à América Espanhola, iniciaram o plantio da cana-de-açúcar.
- O açúcar sustentou a economia portuguesa durante todo o período colonial, decaindo no século XVIII.
- A mão-de-obra escravizada tornou- se parte desse sistema econômico.
Sobre a colonização do Brasil, confira: https://brainly.com.br/tarefa/4394683
#SPJ2