Entre as justificativas para o uso da História da Matemática como um recurso pedagógico nas aulas de Matemática está a resposta para alguns porquês por parte do professor que, além de conhecer a trajetória histórica do seu objeto de trabalho/conhecimento, pode questionar “[...] o levantamento e a discussão dos porquês, isto é, das razões para a aceitação de certos fatos, raciocínios e procedimentos por parte do estudante” (MIGUEL; MIORIM, 2004, p. 46). No que se refere a esses porquês, Jones (1969) apontou três, cronológicos, lógicos e pedagógicos.
JONES, P. S. The History of Mathematics as a Teaching Tool. Nat Counc Teachers Math Yearbook (31st), v. 1, n. 17, p. 69, 1969.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Considerando alguns exemplos desses porquês, indique a alternativa que, respectivamente, os representa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Acredito que seja a Segunda Alternativa:
"Os porquês cronológicos se referem à causa, portanto, de natureza histórica; os lógicos, ao encadeamento lógico; e os pedagógicos, aos procedimentos metodológicos para a abordagem em sala de aula."
Explicação passo a passo:
Anexos:
Respondido por
4
Resposta:
B
Explicação passo a passo:
Página 64 do livro:
De maneira geral, segundo Jones (1969), os porquês que precisam ser considerados pelos professores de Matemática são: os cronológicos (razões de natureza histórica...), os lógicos (decorrentes de encadeamento lógico de proposições...) e os pedagógicos (procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula).
cesartjb:
Obrigado pela resposta junto com a justificativa.
Perguntas interessantes