Entre as heranças do período colonial, pela Constituição de 1824, estava o catolicismo como a religião oficial do Estado brasileiro, não havendo nítida separação entre Igreja e Estado. O imperador tinha o poder de interferir diretamente na nomeação dos clérigos que ocupavam funções religiosas na nação.
Pelo regime do ___________, acordo firmado entre os reinos de Portugal e Espanha e a Igreja, a Igreja era mantida pelo Estado em seus aspectos materiais, como no pagamento dos salários de sacerdotes e bispos. Além disso, os clérigos não deviam apenas obediência ao papa, salvo em questões de fé e moral: o ____________ garantia ao imperador o ____________, por meio do qual o imperador podia vetar decisões e orientações que viessem de Roma para serem aplicadas pela Igreja no Brasil.
Assinale a opção que melhor completa as lacunas acima sobre a chamada “questão religiosa” durante a crise do Império Brasileiro.
A) Padroado – Poder Moderador – Beneplácito.
B) Beneplácito – Poder Moderador – Padroado.
C) Padroado – Padroado – Beneplácito.
D) Beneplácito – Padroado – Poder Moderador.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Letra A- Padroado, Poder Moderador, Beneplácito
Explicação:
Até 1889 existia uma relação formal entre a Igreja e a Coroa, que atendia aos interesses de ambos. Ao imperador, por exemplo, era facultado o direito ao padroado (prerrogativa de preencher os cargos eclesiásticos mais importantes) e ao beneplácito (aprovação das ordens e bulas papais para que fossem cumpridas, ou não, em território nacional).
Perguntas interessantes