Biologia, perguntado por Fagsuelem, 11 meses atrás

Entre as estruturas celulares existem sinais químicos que as comunicam entre si. Considere que seja possível entender essa comunicação e que, umas dessas “conversas” entre duas Mitocôndrias, fosse a seguinte: - Ontem me acabei de tanto trabalhar... Aqui, nessa musculatura da perna, produzi ATP o dia inteiro... Você também trabalhou muito, não foi? - Nem me fale... Quando tivemos uma folga, todas nós, as duzentas mitocôndrias, nos reproduzimos duas vezes! Hoje a célula muscular está preparada para o esforço que vier... Você sabe o que aconteceu de especial ontem? Nunca trabalhei tanto... - Ouvi, dos oxigênios que chegaram aqui, que nosso organismo estava ontem numa excursão ecológica em Itabaia, ou Ibitataia ou qualquer coisa assim. Iam andar...Imagina nosso dono, um humano que nem anda até a escola... Despreparadíssimo... - Ah...É por isso que a célula muscular está gemendo de dor a cada movimento... - Pois é... O problema é que, se esse nosso organismo preguiçoso voltar ao seu normal, sossegado e dorminhoco do jeito que ele é, a gente vai desaparecer... Vem o exército dos lisossomos imperiais e ai é a autofagia na certa! - Autofagia mesmo...Fazer o que não é? É a vida! É a morte! Mas vamos circular. Dá pra gente se esconder, por um tempo, nas cisternas do retículo... Olha! Tem uma desocupada ali...


i...

De acordo com o texto, responda: a. O que é um ATP?

b. Por que as mitocôndrias se reproduziram? Qual deve ser a número delas,nessa célula, durante a conversa?

c. Por que elas acham que vão desaparecer com os “lisossomos imperiais”? Explique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por laninha55555
1

a) ATP ou Adenosinatripofosfato é uma molécula de energia.

b) Para suprir a necessidade do dono que as utilizou continuamente, sendo um número grande delas na célula nesse momento.

c) Pois se não executarem suas atividases por não terem necessidade ou não executarem corretamente suas funções, os lisossomos, que são organelas digestivas, irão praticar autofagia com tais organelas, digerindo-a.

Perguntas interessantes