Entre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), este estudo recai sobre diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade, especialmente em razão do grau de importância que apresentam no cenário global. Como se verá adiante, estatísticas recentes mostram que se revela necessário e apropriado enfrentar o tema e, nesse sentido, estudar as técnicas legislativas utilizadas a fim de prevenir e controlar essas doenças na América Latina.
Considerando o contexto das DCNT, avalie as afirmativas.
I. A epidemiologia adotou novo método sistemático para prevenir e controlar doenças nas populações. Segundo este, no meio externo, ocorre a interação entre agente e determinantes, e a doença se desenvolve no meio interno do organismo.
II. As modificações químicas, fisiológicas e histológicas próprias das doenças ocorrem no meio interno do organismo, ou seja, onde atuam fatores hereditários congênitos, o aumento ou a diminuição das defesas e as alterações orgânicas.
III. Na antiguidade, os povos acreditavam que as doenças eram causadas por elementos naturais e sobrenaturais. O adoecimento era decorrente de transgressões individuais e coletivas, sendo necessários para recuperar a saúde os cuidados de sacerdotes, feiticeiros ou xamãs.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e III, apenas.
b.
I, II e III.
c.
I e II, apenas.
d.
I, apenas.
e.
II, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
I.II.III, estao corretas
Respondido por
7
A alternativa B) é a correta.
Hipócrates teorizou que as doenças que surgiam em sua época surgiam naturalmente e espontaneamente, sem a ação de fatores externos.
Posteriormente, no século XVII a teoria dos miasmas, que falava que a doença vinha dos gases que saiam dos corpos e plantas em decomposição, se desenvolveu.
A teoria do ar contaminado veio em seguida, e por ultimo a das matérias orgânicas pútridas, muito similar a dos miasmas.
Perguntas interessantes