Entre as diversas aplicações do termo "estilo", em música, há uma que se refere à organização de seus componentes.Uso freqüente de ritmo desprovido de rigidez métrica, nuances timbrísticas, formas diluídas, escalas com inflexõesmodais ou exóticas, em relação às tradicionais maior e menor do sistema tonal, deram uma certa placidez à ambiênciasonora criada por C. Debussy. Aparentemente, foi essa característica que gerou, mesmo a contragosto dele, aassociação de sua música a um estilo predominante em artes plásticas a partir da segunda metade do século XIX.Considere o seguinte fragmento:Trata-se de qual estilo e qual é a escala utilizada?(A)Impressionista; escala de tons inteiros.(B)Expressionista; escala dodecafônica.(C)Dadaísta; escala heterofônica.(D)Minimalista; escala fragmentada.(E)Neoclassicista; escala modal.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa A.
O fragmento demonstra o estilo impressionista e trás escalas de tons inteiros.
No que diz respeito à musica, o impressionismo foi um movimento de ampla abrangência de possibilidades sonoras.
A musica para piano de Debussy é considerada como um dos acréscimos mais importantes durante o movimento no século XX, pois trata-se de um exemplo de todas as inovações da época.
Ao evocar o estilo impressionista as músicas pretendiam provocar, através da harmonia de as ''cores'' tonais, diferentes sentimentos e sensações.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás